Taça de Portugal de XCO: Atletas do Clube Xelb impõem-se, Portugal soma mais 58 pontos para apuramento olímpico

Ana Silvestre e Teresa Fernandes, ambas do Clube Xelb (Silves) confirmaram o primeiro posto na Taça de Portugal de XCO […]

Ana Silvestre e Teresa Fernandes, ambas do Clube Xelb (Silves) confirmaram o primeiro posto na Taça de Portugal de XCO Marietel, entre as cadetes e as veteranas, respetivamente, e cimentou a liderança da geral, na prova disputada no fim de semana em Oliveira de Azeméis.

Portugal somou este domingo mais 58 pontos para o ranking de apuramento para os Jogos Olímpicos, graças ao desempenho dos três melhores lusos no ranking internacional na quarta prova da Taça de Portugal de XCO Marietel, disputada em Oliveira de Azeméis.

Os responsáveis pela “colheita” desta tarde foram o campeão nacional, David Rosa, segundo classificado na corrida oliveirense, apenas batido pelo polaco Piotr Brzozka (JBG-2 Professional MTB Team), Tiago Ferreira (Bi&Esse/Infotre Protek), sétimo, e Rúben Almeida (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas), 14.º.

Nas contas mais caseiras, da Taça de Portugal de XCO Marietel, a corrida deste domingo permitiu a Mário Costa (ASC/Bike Zone) a manutenção do primeiro lugar na geral, com 84 pontos. A concorrência, contudo, aproxima-se. David Rosa já está na segunda posição, só a nove pontos de diferença.

A corrida feminina foi totalmente dominada pelas ciclistas do Leste. Os dois primeiros lugares foram para duas corredoras ucranianas da Bi&Esse/Infotre Protek, Yana Belomoyna e Marla Tereshchuk.

A estoniana Maaris Meier (Somamaratonas) fechou o pódio, mas não conseguiu alcançar a liderança da geral, que permanece em posse da espanhola Lucia Vazquez (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira), quarta classificada em Oliveira de Azeméis.

Gonçalo Amado (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) confirmou o favoritismo. Reforçando a primeira posição na geral de juniores. No sector feminino Ana Tomás (BTT Seia) ganhou, mantendo-se imbatível na sua categoria.

Bruno Machado (Seissa/ACR Roriz/Frulac) foi o melhor cadete em Oliveira de Azeméis, mas o mais beneficiado com a corrida de hoje foi Luís Ferreira (Strix/Tóbikes), que aproveitou o terceiro lugar para assumir o comando da Taça.

Marco Sousa (Benebike/KTM/CRP) bateu a concorrência em veteranos A, mas Carlos Gomes (Xyami/Fagor/Nova Vida) mantém a liderança da geral. Em veteranos B+C há novo comandante, Rui Lavarinhas (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas), vencedor do XCO Internacional de Oliveira de Azeméis.

Comentários

pub