Taça das Nações Sub-23: Portugueses sobem na classificação apesar do dilúvio

Amaro Antunes e Fábio Silvestre subiram esta sexta-feira na classificação geral devido ao bom desempenho de ambos na quarta etapa […]

Amaro Antunes e Fábio Silvestre subiram esta sexta-feira na classificação geral devido ao bom desempenho de ambos na quarta etapa da Toscana – Terra de Ciclismo, prova que integra a Taça das Nações Sub-23 em ciclismo.

Tratou-se de uma dura jornada de 146 quilómetros, entre Buongiorna da Terranuova e Cortona, disputada sob chuva forte e ganha pelo australiano Jay McCarthy.

A corrida foi muito movimentada, sendo animada por sucessivas fugas, que não resistiram, contudo, à perseguição movida pelas selecções mais fortes, visando a discussão da etapa, que terminava em alto. O australiano Jay McCarthy foi o mais rápido, diante do suíço Patrick Schelling e do dinamarquês Valgren Andersen, segundo e terceiro.

O algarvio Amaro Antunes, 20.º classificado, a 31 segundos do vencedor, foi o melhor elemento da Selecção Nacional/Liberty Seguros, subindo ao 21.º posto da geral, a 1m59s do italiano Fabio Aru, que continua na liderança da prova transalpina pontuável para a Taça das Nações de Sub-23.

“Foi um dia de terror, choveu torrencialmente e esteve muito frio. O Amaro Antunes andou em fuga mas depois de alcançado ainda teve forças para se aguentar no grupo da frente, tal como o Fábio Silvestre e o Ricardo Ferreira, que também resistiram bem às dificuldades, perdendo apenas tempo nas últimas rampas”, resume o selecionador nacional José Poeira.

A prova termina amanhã com a mais longa das etapas, 167 quilómetros a unir Greve in Chianti a Buonconvento. Espera-se que seja uma tirada muito exigente, pois nos últimos 100 quilómetros vão ser atravessados seis setores de terra – ou de lama, se o tempo estiver chuvoso -, num total de 45 quilómetros neste piso.

Dentro do setor final está colocada uma contagem de montanha, já na aproximação à meta. “Se amanhã estiver de chuva não sei como será, mas em vez de terra será lama, o que tornará tudo mais duro”, antevê José Poeira.

 

Classificações

4.ª Etapa: Buongiorno da Terranuova – Cortona, 146 km

1.º Jay McCarthy (Austrália), 3h36m31s (Média: 40,459 km/h)

2.º Patrick Schelling (Suíça), mt

3.º Valgren Andersen (Dinamarca), mt

20.º Amaro Antunes (Portugal), a 31s

28.º Fábio Silvestre (Portugal), a 56s

31.º Ricardo Ferreira (Portugal), a 1m12s

58.º Rafael Reis (Portugal), a 7m18s

62.º Luís Afonso (Portugal), a 9m46s

 

Geral Individual

1.º Fabio Aru (Itália), 14h46m45s

2.º Tim Wellens (Bélgica), a 9s

3.º Manuel Bongiorno (Itália), a 19s

21.º Amaro Antunes (Portugal), a 1m59s

31.º Fábio Silvestre (Portugal), a 3m52s

48.º Luís Afonso (Portugal), a 12m05s

58.º Ricardo Ferreira (Portugal), a 23m38s

70.º Rafael Reis (Portugal), a 38m56s

 

Comentários

pub