Sítio das Fontes propõe percurso interpretativo pelo rio Arade, em Kayak de Mar

Um percurso de kayak entre o Sítio das Fontes, na freguesia de Estômbar, e a praia da Angrinha, em Ferragudo, […]

Um percurso de kayak entre o Sítio das Fontes, na freguesia de Estômbar, e a praia da Angrinha, em Ferragudo, vai ter lugar no dia 12 de maio.

Esta atividade de interpretação da paisagem do rio Arade, utilizando o Kayak de Mar como ferramenta para a descoberta da natureza, responde ao desafio da Almargem para a Festa da Natureza deste ano.

No percurso, dá-se especial destaque à importância do estuário (sítio Natura 2000) para a avifauna migratória e para o enquadramento dos velhos moinhos de maré, no contexto da bacia do rio Arade.

A atividade incluirá uma visita ao moinho de maré do Sítio das Fontes, guiada por um dos técnicos do Parque.

Os participantes serão convidados a familiarizar-se com os nomes das peças e mecanismos do moinho de maré, para compreenderem o método de produção da farinha de milho, usada tradicionalmente na confeção das papas de milho ou xerém, hoje incontornáveis em qualquer ementa da nossa gastronomia regional.

Durante o percurso pelo estuário do Arade, os participantes contactarão com os valores naturais do rio, com a sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas na economia e na génese de um interessante património histórico-cultural que engloba valores tão diversos com a arquitetura e a gastronomia.

O Kayak é, porventura, a mais antiga embarcação, digna desse nome, concebida pelo homem. Foi criado pelos povos que habitavam as regiões geladas do Ártico, como os Inuitas e Aleutas, que também conhecemos por esquimós, e que, originalmente, estavam vocacionados para a caça e a pesca.

É uma embarcação elegante, rápida e silenciosa, ideal para quem gosta de desfrutar a natureza com um mínimo de pegada ecológica, para atividades como a observação de aves, a pesca à linha, ou mesmo o campismo em autonomia total.

Espera-se que o percurso de kayak contribua para o conhecimento do rio Arade e dos seus valores naturais e histórico-culturais, bem como para a divulgação de um meio de fruir os espaços naturais de uma forma sustentável e saudável.

 

A atividade tem duas vertentes:

Percurso 1: pensado para caiaquistas pouco experientes, que não possuam embarcação, disponibilizando a organização o caiaque, a pagaia e o colete;

Percurso 2: pensado para caiaquistas com embarcação e equipamento próprios e habituados à prática da atividade.

 

 

Comentários

pub