Semana Cultural de Alte volta a celebrar as tradições do interior do Algarve

Prolonga-se até 1 de maio, a XVIII Semana Cultural de Alte, evento que marca a tradição no interior do Concelho […]

Prolonga-se até 1 de maio, a XVIII Semana Cultural de Alte, evento que marca a tradição no interior do Concelho de Loulé, com um vasto programa de animação cultural, desportiva e recreativa, com especial destaque para a recriação etnográfica da cerimónia tradicional de Casamento com Boda.

Hoje, feriado do 25 de abril, na Casa do Povo de Alte, às 21h30, o grupo Algarviados apresenta um espetáculo de música popular portuguesa.

“Programação Cultural em Espaço Rural” é o tema do debate previsto para dia 26, pelas 21h30, no Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte.

Já na sexta-feira, dia 27, pelas 21h30, no Pólo Museológico, é inaugurada a exposição “Ciclo do Pão”, com bonecos de trapo. O grupo de Teatro Miralumim, criado no âmbito do Projeto Bem-me-quer, sobe ao palco com a peça “Teatro do Pão”, pelas 21h30.

No dia 28, das 10h00 às 12h30, o naturopata João Beles vai estar no Pólo Museológico para orientar a Oficina de plantas medicinais, onde irá abordar as suas utilizações, seguindo-se um passeio pelo campo.

Às 16h00, Luísa Martins, investigadora de História Local, apresenta a palestra “O Pão de Cada Dia” (Concelho de Loulé, séculos XIV e XV), ao qual se segue a apresentação do filme/documentário “Ciclo do Pão”, produzido na aldeia dos Montes Novos.

À noite, o grupo Bateopé promove um concerto/baile, na Fonte Pequena, pelas 21h30.

Para o dia 29, o grande destaque vai para o desporto e para a realização de mais uma edição do Passeio/Maratona de BTT de Alte. A concentração está agendada para a Fonte Pequena, pelas 10h00 e, para além da Maratona (83 km), Meia-Maratona (48km), Passeio Clássico (25km) e Passeio Familiar (16km), a organização propõe ainda um passeio pedestre e passeio em bicicletas urbanas.

O Mercadinho de Produtos Regionais, na Fonte Pequena, e noite de fado com Inês Graça e Luís Manhita, na Casa do Povo, pelas 21h30, são as outras propostas deste dia.

Já na véspera de feriado, o Pólo Museológico recebe uma manhã de animação infantil e uma tarde intercultural, com mini aulas de vários idiomas, dança, bingo cultural, entre outras. À noite, na Casa do Povo, o Grupo Coral de Ourique promove um espetáculo de cantares alentejanos, com início às 21h30.

 

A Semana Cultural de Alte culmina com o tradicional Festival de Folclore e cerimónia tradicional de Casamento com Boda, no dia 1 de maio, junto à Fonte Pequena, e que atrai à aldeia inúmeros visitantes. Este ano participam neste evento o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, o Rancho Folclórico “As Trigueirinhas do Pisão” (Vila Nova de Gaia), o Rancho Folclórico dos Soutos da Caranguejeira de Leiria e o Rancho Folclórico do Vale de Santarém.

 

Comentários

pub