Semana Académica em Faro prova má vontade da Câmara em 2011, acusa Guilherme Portada

O ex-presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) Guilherme Portada saudou o regresso da Semana Académica à cidade […]

O ex-presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) Guilherme Portada saudou o regresso da Semana Académica à cidade de Faro e considerou que ficou provado que o executivo liderado por Macário Correia tirou a festa da malha urbana em 2011 por ter algo contra ele.

«Todos os meus colegas da Universidade do Algarve, e a própria população Farense, podem agora reconhecer que, infelizmente, eu tinha razão quando afirmei que havia uma questão pessoal contra mim e contra a Associação por mim liderada por parte da Autarquia Farense», afirmou Guilherme Portada, num comunicado enviado esta segunda-feira às redações.

Já em janeiro, altura em que passou o testemunho à atual direção da AAUAlg Guilherme Portada tinha afirmado o desejo de ver a principal festa dos universitários algarvios de volta a Faro. «Espero que agora que eu saí da associação, a Semana Académica possa voltar à cidade», afirmou, na altura.

No ano que passou, o País das Maravilhas foi instalado no Vale das Almas, junto ao Aeroporto de Faro, alegadamente por imposição da Câmara de Faro. A festa teve um figurino bem diferente do habitual e deu elevado prejuízo.

«As dificuldades de 2011 surgiram pelo facto de termos sido obrigados a montar de raiz o maior evento de juventude do Algarve fora de Faro. Não foi pela dimensão do “passo”, foi sim pelos custos associados ao afastamento do centro da cidade de Faro. As dificuldades de deslocação da maioria dos jovens e o paupérrimo apoio da Câmara Municipal de Faro a este evento foram, esses sim, os grandes causadores do prejuízo da Semana Académica de 2011», lê-se no comunicado.

«E tanto assim foi que agora em 2012 a autarquia tomou a decisão de permitir que a Semana Académica regresse ao centro da cidade», defendeu.

«O tempo é o melhor espelho da verdade. É hoje evidente, como eu já o disse, que existia de facto uma “questão pessoal” contra mim. Agora que já não sou o presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve, a Semana Académica pode regressar ao centro da cidade. Ainda bem!», concluiu.

Guilherme Portada tomou esta posição pública poucos dias depois da apresentação do Cartaz da Semana Académica 2012, que volta ao complexo desportivo da Penha, ainda que a um recinto inédito.

Guilherme Portada é filho de José Apolinário, ex-presidente da Câmara de Faro, e que perdeu a liderança da autarquia para Macário Correia, mas últimas eleições autárquicas.

Comentários

pub