Seleção Nacional/Liberty Seguros em Itália para discutir lugares cimeiros

A Seleção Nacional/Liberty Seguros corre, entre amanhã e sábado, a Toscana – Terra de Ciclismo, prova por etapas da Taça […]

A Seleção Nacional/Liberty Seguros corre, entre amanhã e sábado, a Toscana – Terra de Ciclismo, prova por etapas da Taça das Nações de Sub-23. O objetivo é fazer melhor do que na participação de 2011, na qual Amaro Antunes venceu uma etapa e terminou no nono posto da geral. 

A Toscana – Terra de Ciclismo terá um total de 748,9 quilómetros, distribuídos por cinco etapas. As dificuldades montanhosas vão marcar o percurso na maioria das ligações. A exceção é a etapa inaugural, 160,1 quilómetros, entre Figline Valdarno e Scarperia, que poderá ser uma oportunidade para os velocistas. Ao segundo dia, na viagem entre Figline Valdarno e Gaiole in Chianti, o pelotão já sentirá dificuldades, pois os 130,2 quilómetros do trajeto são em permanente sobe e desce.

As últimas três etapas preveem-se um autêntico calvário. A terceira terá 145,6 quilómetros, com partida e chegada em Cavriglia, e dois prémios de montanha nos derradeiros 15 quilómetros, um deles coincidente com a meta. No dia seguinte haverá mais 146 quilómetros para percorrer, desde Terranuova Bracciolini até Cortona, com a chegada a coincidir com uma contagem de montanha.

A derradeira etapa é a mais longa, 167 quilómetros a unir Greve in Chianti a Buonconvento, e a mais exigente. Nos últimos 100 quilómetros vão ser atravessados seis setores de terra – ou de lama, se o tempo continuar chuvoso na região -, num total de 45 mil metros neste piso. Dentro do setor final está colocada uma contagem de montanha, já na aproximação à meta.

É uma corrida muito dura, boa para as características dos nossos corredores. Vamos tentar fazer o melhor, o que significa lutar pelos primeiros lugares. No ano passado, o Amaro Antunes ficou nos dez primeiros e ganhou uma etapa. Estamos cá para fazer igual ou melhor”, adianta o selecionador nacional José Poeira.

A equipa portuguesa é formada por Amaro Antunes (do Carmim/Prio/Tavira), Fábio Silvestre, Luís Afonso, Pedro Paulinho, Rafael Reis e Ricardo Ferreira.

Comentários

pub