São Brás convida a «meter mãos à História»

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a coordenação do Gabinete de Arqueologia e do Centro Explicativo e […]

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a coordenação do Gabinete de Arqueologia e do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, preparou um programa comemorativo para os próximos dias e convida a comunidade a conhecer mais sobre o passado e a “meter as mãos na história”.

Tendo por tema “Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança”, o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha sugere para amanhã, quarta-feira, dia 18, pelas 15h30 “ Uma Tarde no Mundo da Música”, um momento lúdico-pedagógico que desafia crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 8 e aos 14 anos, a viajar através da música, na história do fado, das danças de roda e a cantar no Karaoke músicas que marcaram a cultura portuguesa.

O programa prossegue no dia 21, sábado, à tarde, pelas 15h30, com um convite dirigido a toda a família: “ Traz os teus pais à descoberta da História”, um ateliê de cerâmica pedagógico destinado a toda a família, incluindo crianças e jovens a partis dos 8 anos de idade, para uma aprendizagem conjunta das técnicas utilizadas na produção de cerâmica durante o período romano.

As comemorações do Dia Internacional de Monumentos e Sítios encerram, passo a passo, “Por caminhos da nossa história”, num convite à descoberta dos dois troços da “Calçadinha” (antiga via cuja origem mais remota remonta ao período romano), sob orientação da técnica superior de arqueologia Angelina Pereira.

Este percurso pedestre tem encontro marcado pelas 10h00, do dia 22, domingo, no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, e convida a ouvir o tempo, nas histórias que narram a História e a sentir a brisa da natureza neste ex-libris do património histórico-arqueológico do município de São Brás de Alportel.

Os participantes devem inscrever-se para estas atividades no centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, ou através do tel. 289 840 004 e e-mail. [email protected].

O município de São Brás de Alportel associa-se assim, uma vez mais, às comemorações do Dia Internacional de Monumentos e Sítios (18 de Abril), que este ano ganham um significado especial com a celebração da efeméride do 40º aniversário da Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO, procurando sensibilizar para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e preservação.

Comentários

pub