Reguengos de Monsaraz vai receber a principal prova ibérica do ano na classe Formula Windsurfing

O Centro Náutico de Monsaraz vai receber entre os dias 28 de abril e 1 de maio a Monsaraz/Alqueva – […]

O Centro Náutico de Monsaraz vai receber entre os dias 28 de abril e 1 de maio a Monsaraz/Alqueva – Iberian Cup 2012, considerada a prova mais importante do ano a nível ibérico em Formula Windsurfing.

Este campeonato, que se vai realizar no Grande Lago Alqueva, será pontuável para os rankings nacional, das Copas de Espanha (ranking espanhol, com o apoio da Real Federação Espanhola), Mundial da Classe de Formula Windsurfing, mas também para o novo ranking europeu.

Uma novidade, pois esta será a prova de abertura da European Cup, que terá oito etapas: Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Polónia, Grécia, Estónia e Croácia.

Na Monsaraz/Alqueva – Iberian Cup 2012, competição organizada pela Federação Portuguesa de Vela, Associação Portuguesa de Windsurfing e Clube de Vela de Lagos em conjunto com o Município de Reguengos de Monsaraz, são esperados cerca de 50 atletas de oito países, estando assegurada a participação de dois profissionais a convite da associação internacional, nomeadamente o atual campeão nacional Miguel Martinho e o campeão de Espanha, Fernando Martinez.

O Campeonato Iberian Cup é uma competição consolidada desde 2009 a nível nacional, ibérico e mundial, tendo este ano ascendido de categoria, passando para a Classe 2 e por isso pontuável com um ponto para o ranking mundial, aumentando o interesse de atletas de mais países. No ano passado, o Iberian Cup 2011 contou com a participação de Portugal, Espanha, Holanda, Brasil e Estónia, com uma frota de 40 atletas.

A Formula Windsurfing foi criada em 1999 com o objetivo de ser uma classe de forte vocação para a competição, mas também para reduzir a quantidade de material que um atleta tem de transportar para cada campeonato, pois só poderá inscrever uma prancha, três velas e dois fins (quilha da prancha).

Assim, torna-se mais fácil um amador poder competir com os profissionais, uma vez que existe um maior equilíbrio e por isso sobressai a técnica e a tática do próprio velejador. Esta classe tem intervalo de vento de 7 a 35 nós para se efetuar as provas, o que também reduz a capacidade física de cada atleta.

A Monsaraz/Alqueva – Iberian Cup 2012 tem uma grande visibilidade internacional, pois como se trata de uma das primeiras provas do ano, todos os atletas querem saber que material está a ser utlizado e como os velejadores estão a competir no início do campeonato.

A organização da competição pretende divulgar internacionalmente as condições excecionais que o Grande Lago Alqueva proporciona para a prática de modalidades como a vela e o windsurf, promovendo a região para que no futuro possa receber um campeonato europeu ou mundial da classe de Formula Windsurfing.

Comentários

pub