Real Madrid, Barça e Sevilha vencem Mundialito 2012 em Vila Real de Santo António

O Real Madrid sagrou-se vencedor do Mundialito 2012, o maior torneio do mundo de futebol jovem, na categoria de Infantis, […]

O Real Madrid sagrou-se vencedor do Mundialito 2012, o maior torneio do mundo de futebol jovem, na categoria de Infantis, ao vencer o Betis nas grandes penalidades, em jogo disputado em Vila Real de Santo António.

Num jogo sem grandes oportunidades de golo, os madrilenos adiantaram-se no marcador, até que o Betis igualou o resultado já muito perto do apito final.

Só à terceira ronda de penáltis os merengues conseguiram levar a melhor sobre os andaluzes, premiando assim a visita de José Mourinho, que fez questão de marcar presença no dia de arranque do Mundialito.

Numa tarde muito animada, onde a chuva deu tréguas e não estragou o brilho de nenhuma das finais, cerca de sete mil pessoas encheram por completo as bancadas do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, juntando quase duzentos clubes numa festa onde desporto e fair play andaram de mãos dadas.

Na categoria escolas, os jovens jogadores do Barça acabaram por ganhar ao Ajax nas grandes penalidades, depois de terem terminado a partida com um empate a três bolas. Apesar de ambas as equipas terem conseguido marcar na primeira ronda de penáltis, à segunda tentativa o guardião do Barcelona deteve as investidas dos holandeses, pondo fim à partida.

Já nas finais das pré-escolas, o Sevilha mostrou superioridade ao vencer o Barcelona por 3-2. Neste «duelo espanhol», o Sevilha afirmou-se desde a primeira hora, tendo mesmo levado um avanço de 2-0 no marcador e conseguido um dos golos mais espetaculares do torneio.

Já no escalão «Querubins», os pequenos da Escola Internacional de Futebol Ricardo Godoy ganharam ao Sevilha por 4-3, numa partida renhida que demonstrou o sucesso desta nova categoria.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António Luís Gomes, a cidade volta a orgulhar-se de ter recebido aquela que foi a maior edição de sempre do Mundialito, ao reunir 4000 mil atletas, e por ter partilhado, uma vez mais, a organização do torneio com a cidade vizinha de Ayamonte.

«Estamos orgulhosos por ter contribuído para a formação de 4000 crianças que serão os grandes jogadores de amanhã e por ter quebrado fronteiras, juntando jovens de 54 nacionalidades», disse Luís Gomes.

Também presente na cerimónia de encerramento, Francisco Rubiño, vice-presidente do Ayuntamiento (Câmara Municipal) de Ayamonte, elogiou a organização do torneio e sublinhou o facto de as duas cidades fronteiriças terem sabido partilhar a organização do Mundialito.

 

Factos e curiosidades sobre o Mundialito:

> Durante a competição, 4000 crianças de 54 nacionalidades e 192 equipas disputaram quase 700 jogos nos nove campos do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António e nos campos do Lusitano (2) e do Beira-mar (3), em Monte Gordo.

> Este ano, o Mundialito esteve dividido em quatro grupos. Além das formações habituais (7/8 anos, 9/10 anos e 11/12 anos), que disputaram os torneios sob a forma de futebol de 7, juntou-se uma nova classe – os Querubins – destinada às crianças nascidas em 2006 (futebol de 5).

> O Mundialito conquistou dimensão Ibérica, integrando a cidade vizinha de Ayamonte na organização do evento, onde decorreram alguns jogos.

> Além da festa do desporto, o recinto acolheu o «Museu Mundialito», um espaço de 130 metros quadrados onde estiveram em exposição 3 mil de peças autografadas pelos grandes nomes do futebol.

> No museu esteve exposta a taça do mundo da FIFA, cedida pela Real Federação Espanhola de Futebol, ganha pela seleção espanhola, em 2010, na África do Sul.

> O Mundialito 2012 juntou 150 voluntários que, ao longo de uma semana, acompanharam as 192 equipas em competição.

 

Mundialito em números

>4000 crianças
> 54 nacionalidades
>192 equipas
>700 jogos

Comentários

pub