Projeto Museográfico da Fortaleza de Sagres apresentado dia 2 na presença do secretário de Estado da Cultura

O projeto museográfico do Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres vai ser apresentado publicamente na quarta-feira, dia 2 de maio, […]

O projeto museográfico do Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres vai ser apresentado publicamente na quarta-feira, dia 2 de maio, às 17h30, no auditório daquele monumento nacional.

A apresentação, no âmbito do projeto de «Requalificação e Valorização do Promontório de Sagres», vai contar com a presença do secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas, da diretora regional de Cultura Dália Paulo, e dos presidentes da Câmara de Vila do Bispo e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Adelino Soares e David Santos, respetivamente.

O Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres culmina o investimento que tem vindo a ser feito neste que é um dos mais visitados monumentos nacionais, numa intervenção conjunta iniciada em 2009, pelos então ministérios da Economia e da Cultura, e financiada pelo QREN, através do PO Algarve 21.

A primeira fase deverá terminar no final deste ano, segundo revelou Dália Paulo, durante uma mesa-redonda no âmbito do Fórum IDP-Algarve, que decorreu no fim de semana em Albufeira.

Essa primeira fase integrou 23 ações, nomeadamente o restauro das muralhas e a sua iluminação cénica (empreitada que deve terminar precisamente hoje, segunda-feira), o arranjo exterior de todo o promontório, que passa pela melhoria da acessibilidade, segurança dos visitantes, instalação de informação sobre fauna e flora.

Sobre os conteúdos do Centro Expositivo – que na quarta-feira serão detalhadamente apresentados pelo arqueólogo Rui Parreira e pela equipa da empresa P06 -, Dália Paulo explicou que o objetivo principal é «explicar e dar a perceber aos visitantes a importância dos Descobrimentos». No fundo, disse, «vamos fazer o que há muito tempo se espera que exista em Sagres».

A diretora regional de Cultura acrescentou também que o guião científico do Centro Expositivo foi elaborado por uma equipa, enquanto «uma empresa está a trabalhar o projeto museográfico». Será isso que vai ser apresentado na quarta-feira, com a presença do secretário de Estado Francisco José Viegas.

Comentários

pub