Portugal inicia amanhã participação na Taça das Nações, com tavirense Amaro Antunes na seleção

A Seleção Nacional/Liberty Seguros de Sub-23 começa esta quarta-feira, em França, a participação na Taça das Nações de 2012. A […]

A Seleção Nacional/Liberty Seguros de Sub-23 começa esta quarta-feira, em França, a participação na Taça das Nações de 2012. A primeira corrida que contará com o coletivo luso é a La Côte Picarde, uma clássica de 182,2 quilómetros.

O selecionador nacional José Poeira espera que os portugueses estejam na discussão dos primeiros lugares, embora tenha consciência das dificuldades. “É uma prova longa. A fase inicial disputa-se em terreno plano, mas em zonas muito sujeitas ao vento e à formação de ‘bordures’. Os nossos corredores terão de estar sempre bem colocados e muito atentos, porque há seleções presentes que são especialistas em promover este tipo de cortes no pelotão. A fase final, em circuito, caracteriza-se por um sobe e desce, com rampas curtas mas muito inclinadas, seguidas de planaltos onde o vento pode também fazer estragos”, antecipa José Poeira.

A equipa selecionada para esta competição é composta por Amaro Antunes (Carmim-Prio-Tavira), Fábio Silvestre (Leopard-Trek), Luís Afonso e Pedro Paulinho (Liberty Seguros/Feira/Specialized), Rafael Reis (Caja Rural) e Ricardo Ferreira (UC Maia/Bicicletas Andrade). Os mesmos corredores vão permanecer na Europa, ao serviço da Selecção Nacional/Liberty Seguros, até dia 25 de Abril.

No próximo sábado, vão correr outra clássica da Taça das Nações, holandesa ZLM Tour, participando, de 17 a 21 de Abril na Toscana Terra de Ciclismo, corrida por etapas também da Taça das Nações. O périplo termina, ainda em território transalpino, com a disputa, no dia 25, do GP della Liberazione.

Além do selecionador e dos seis ciclistas, a delegação nacional é composta pelo director federativo Carlos Cruz, pelo massagista Paulo Silva e pelo mecânico Carlos Rocha.

Comentários

pub