Portimão cede instalações aos escuteiros e promete novo espaço para etic_algarve

A Câmara Municipal de Portimão vai ceder por protocolo à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Portimão, pelo prazo […]

A Câmara Municipal de Portimão vai ceder por protocolo à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Portimão, pelo prazo de dois anos, o 2º andar do edifício da antiga Caixa de Crédito Agrícola, para sede do Agrupamento 159 do Corpo Nacional de Escutas, que este ano comemora o 50º aniversário e que presentemente funciona em instalações bastante exíguas e precárias.

É intenção de ambas as instituições concretizar durante o período agora protocolado a permuta daquele imóvel por um terreno urbanizável na Boavista, com cerca de 30 mil metros quadrados e pertencente à Fábrica da Igreja Paroquial.

O edifício da antiga Caixa Agrícola, situado na Rua França Borges, funcionará, segundo a Câmara de Portimão, «como polo de dinamização comunitária, albergando num futuro próximo os mais de 700 jovens que em Portimão frequentam a catequese, assim como a Cáritas local, que apoia 400 famílias».

Quanto aos serviços do Instituto Geográfico Português, que até agora funcionavam no mesmo espaço, foram transferidos para novas instalações, localizadas numa das lojas do Mercado da Avenida S. João de Deus.

Por outro lado, já se encontra preparada uma candidatura a fundos comunitários para a requalificação do antigo edifício da Escola D Martinho de Castelo Branco e criação de um Centro de Empreendedorismo Jovem – Casa da Juventude.

No âmbito desta candidatura, a Câmara garante que está previsto que a ETIC_Algarve – Escola Técnica de Imagem e Comunicação «se mude para o futuro equipamento municipal, mantendo-se até lá na antiga Caixa Agrícola».

Comentários

pub