Polo Aquático: Portinado consegue lugar na final do Campeonato Nacional em jogo impróprio para cardíacos

A Portinado, bi-campeã nacional, conseguiu no passado fim de semana, em Silves, mais um grande feito para o desporto algarvio, […]

A Portinado, bi-campeã nacional, conseguiu no passado fim de semana, em Silves, mais um grande feito para o desporto algarvio, ao garantir pela 7ª vez consecutiva a qualificação para a fase final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de polo aquático, depois de ter batido o Paredes/Rota dos Móveis por 2-1, nos três jogos do play off da meia final.

No jogo de domingo, que decidiria a equipa adversária do Salgueiros na final, a Portinado venceu o Parede/Rota dos Móveis por 10-7 (1-3, 3-1, 1-0, 1-2, 1-0 e 3-1), após prolongamento, neste que foi o terceiro encontro das meias-finais.

No final do tempo regulamentar, o resultado estava empatado em 6-6, havendo necessidade de prolongamento para decidir a equipa que seguiria para a final.

Num jogo nada recomendado para cardíacos e depois de uma entrada muito forte do Paredes, a equipa da Portinado conseguiu equilibrar a partida e passar para a frente do marcador.

Sem poder contar com o jogador Moreira, devido a expulsão por acumulação de faltas, tudo parecia complicar-se para os algarvios.

No entanto, com espírito de sacrifício, determinação dos jogadores e apoio do público, que compareceu em massa em Silves, a Portinado conseguiu levar a melhor frente ao Paredes e garantir assim a 3ª final consecutiva no seu historial.

Os paredenses ganharam o primeiro jogo no Norte por 16-9 e na segunda partida em Silves, realizado no sábado passado, os algarvios venceram por 16-13.

O destaque Individual vai para o jovem atleta Cristiano Joaquim, que foi no domingo o melhor jogador atacante em campo, tendo marcado 5 golos.

Em grande momento de forma, está também o guardião das redes portimonenses Nycolai Yanochko, que deu grande confiança aos colegas com excelentes e decisivas defesas.

Os campeões nacionais vão agora encontrar o Salgueiros, num play off final disputada à melhor de cinco jogos. O primeiro encontro está marcado para dia 5 de maio.

Os jogadores agradecem «todo o apoio e a energia que os adeptos da Portinado transmitem à equipa durante os jogos».

O play off da final começa já no próximo fim-de-semana de 5 e 6 de maio. O adversário na luta pelo título volta a ser a equipa do Salgueiros, que venceu a CNAmadora na sua meia-final.

A final será realizada à melhor de cinco jogos e terá lugar nos primeiros três fins-de-semana de maio, sendo 1º, 2º e 5º* jogo em casa de Salgueiros e 3º e 4º* em casa da Portinado, em local que ainda está por definir.
(*) – Caso seja necessário.

PORTINADO: (golos 1º/2º jogo)
MYCOLA YANOCHKO (GR); EVGHENII TRUBETCOI (5/0); MÁRCIO CABECINHA; ANTÓNIO GRÁCIO (3/0); CRISTIANO JOAQUIM (2/5); ANDRÉ LAVRADOR; MAXIM SECRIERU (1/2); RUI MOREIRA (5/1); TOMAS MELO (0/1); MÁRIO BERGANO.

Comentários

pub