Paulo Mendes na próxima sessão de ciclo de Artes Visuais da Universidade do Algarve

O Ciclo de Artes Visuais, organizado pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), trará à Universidade do Algarve […]

O Ciclo de Artes Visuais, organizado pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), trará à Universidade do Algarve vários artistas, curadores e galeristas para falar dos seus trabalhos, do mercado e da situação das artes em Portugal. A próxima sessão, que conta com a presença do artista plástico Paulo Mendes, decorrerá às 17h00 do dia 3 de maio, no Anfiteatro 0.4 do Campus da Penha, em Faro.

A iniciativa, que se dirige a todo o público interessado, insere-se num ciclo que se estende até junho e que conta com o apoio do Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg.

Paulo Mendes nasceu em Lisboa, em 1966. Artista plástico de formação, Paulo Mendes é comissário de exposições e produtor de projetos culturais.

Fundador e membro da direção da Plano 21 Associação Cultural, o seu trabalho individual, e coletivo, processa-se através da aproximação à realidade social. Assim, a sua produção assume fortes contornos políticos.

A diversidade de suportes usados caracteriza o seu trabalho. É o artista da sua geração que mais projetos
produziu e comissariou, marcando definitivamente o desenvolvimento do trabalho de toda uma nova geração de criadores.

Atualmente é o diretor/curador da exposição de artes plásticas collecting collections and concepts, inserida na programação oficial de Guimarães Capital da Cultura.

Do seu currículo destaca-se ainda o Curso de pintura da ESBAL/FBAUL (1988-93) (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa). É membro fundador e coordenador da revista de projetos de arte ArtStrike e Galeria Zero (1991-92), coautor do projeto Dr. Mabuse (1994), membro fundador e coeditor da revista Número (1998- 2000),
coautor e coordenador do projeto Indez (1998) e ainda autor, programador e comissário dos projetos W.C. Container + In.Transit (1999-2009), Terminal (2005).

Comentários

pub