Orquestra de Sopros do Algarve dá concerto de Páscoa em Portimão

A Orquestra de Sopros do Algarve vai apresentar-se, no dia 13, às 21 horas, em concerto no Auditório Municipal de […]

A Orquestra de Sopros do Algarve vai apresentar-se, no dia 13, às 21 horas, em concerto no Auditório Municipal de Portimão, com um programa especialmente preparado para a época pascal, com a interpretação da «Paixão de Cristo – Sinfonia  n.º 2», de Ferrer Ferran.

O concerto terá direção de Carlos Ramalho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão e da Academia de Música de Lagos.

A OSA – Orquestra de Sopros do Algarve é composta por 60 instrumentistas, na sua maioria, por professores e  alunos de três estabelecimentos do ensino especializado da música, Academia de Música de Lagos, Conservatório de Portimão – Joly Braga Santos e  Conservatório de Música de Lagoa  a que se juntam alguns jovens instrumentistas provenientes das bandas Filarmónicas do Algarve.

Trata-se de uma orquestra que visa a projeção e valorização dos melhores alunos a frequentarem o ensino especializado da música e que pretende contribuir para uma oferta musical diferente, e capaz de motivar alunos e público.

É uma iniciativa singular, e que tem vindo a despertar, por parte dos subscritores fundadores, e dos ouvintes em geral, enorme interesse e aplauso.

Os alunos e professores dos três estabelecimentos de ensino, e do curso profissional ESPAMOL de Lagoa, aliados à vontade e disponibilidade da direcção de entidade promotora, a associação “Academia de Musica de Lagos”, foram fundamentais na etapa já percorrida, municiando a Orquestra com os meios logísticos, materiais e técnicos para o fim proposto.

Também as Sociedades filarmónicas aderentes foram importantes para a criação do projeto OSA.

Os meios técnicos utilizados, nomeadamente a luminotecnia e pirotecnia, deram uma grande visibilidade à OSA numa atuação em Carvoeiro, Lagoa (2008), com um público estimado em mais de 5000 pessoas.

Ainda no mesmo ano, por iniciativa do Ministério da Educação, foi a única formação orquestral selecionada para o evento 1001 Músicos – no Centro Cultural de Belém – Lisboa.

Grandes espetáculos, com convidados especiais, como Corvos (2009), Nuno Guerreiro (inauguração do Estádio Municipal da Bela Vista, no verão de 2009), Comemoração do Centenário da República, Comemoração do Dia Mundial da Água (2011), entre outros, foram um marco na vida desta Orquestra, que se pretende repetir e se possível ampliar.

As Escolas que estão na base da formação orquestral  pretendem, com esta ação, contribuir para o desaparecimento das barreiras e preconceitos existentes entre os vários agentes dedicados ao ensino e prática musicais da região do Algarve, explorando interesses e pontos convergentes para o desenvolvimento de projetos, dos quais, a Orquestra de Sopros do Algarve, é exemplo.

 

Programa

I PARTE
Abertura – Arquipélago -Antero Avila
Concerto para Fagote – Frigas Hidas
(Solista – Emily McIntyre)

II PARTE
Paixão de Cristo – Sinfonia nº 2 – Ferrer Ferran

Direção: Carlos Ramalho

 

Comentários

pub