Museu de Portimão, Alcalar e Casa Teixeira Gomes celebram Dia Internacional dos Monumentos

O Museu de Portimão, o Centro de Interpretação de Alcalar e a Casa Manuel Teixeira Gomes recebem as iniciativas preparadas […]

O Museu de Portimão, o Centro de Interpretação de Alcalar e a Casa Manuel Teixeira Gomes recebem as iniciativas preparadas em Portimão para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema “Do Património Mundial ao Património Local – proteger e gerir a mudança”.

O programa tem início no dia 18 de abril, data em que se comemora a efeméride, com duas visitas orientadas aos monumentos megalíticos de Alcalar, a primeira agendada para as 11h00 e a segunda para as 15h00.

No mesmo dia, é promovida a oficina pedagógica “O Património na Casa Manuel Teixeira Gomes”, que se realiza neste espaço dedicado à cultura, através de um programa em que figuram a apresentação em powerpoint “Descobrir Portimão”, o teatro de fantoches “Os Medos do Rio Arade”, o quizz “Património” e outras atividades lúdicas, com entrada livre e especialmente dirigidas aos mais novos.

Ainda no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, vai ser possível visitar gratuitamente o Museu de Portimão, que abre as portas entre as 10h00 e as 18h00.

A 21 de abril, sábado, o grande desafio será passar em Alcalar “Um Dia na Pré-História” e participar numa recriação única, que oferece aos visitantes momentos divertidos em família, descobrindo e experimentando algumas das atividades que faziam parte do quotidiano daquele povoado há cinco mil anos.

As atividades decorrerão em dois períodos, de manhã entre as 10h00 e as 13h00 e de tarde das 14h30 às 17h00, com o aliciante de os participantes testarem a sua destreza de caçadores e experimentarem os ateliês “A vida há 5000 anos”, “Sons da natureza”, “Caçadores da pré-história” e “Construtores de monumentos”.

Também nesse dia, terá lugar a segunda sessão da oficina de introdução à cerâmica, onde será feita a cozedura pelo antigo processo ‘soenga”, no qual as peças entram em contacto direto com o fogo, tal como na pré-história.

 

Para mais informações:

Museu de Portimão – Tel. 282 405 230 / email: [email protected]

Centro de Interpretação de Alcalar – Tel. 282 471 410

Casa Manuel Teixeira Gomes – Tel. 282 480 492 / telm. 927 246 318 / email: [email protected]

Comentários

pub