Mundialito 2012 esgota hotelaria em Vila Real de Santo António

O Mundialito 2012, o maior torneio do mundo de futebol infantil que se disputa até ao próximo domingo, em Vila […]

O Mundialito 2012, o maior torneio do mundo de futebol infantil que se disputa até ao próximo domingo, em Vila Real de Santo António, esgotou as principais unidades hoteleiras do concelho durante a semana de Páscoa.

Além dos 4000 jogadores, o evento atrai dezenas de familiares que, durante uma semana, escolhem Monte Gordo e Vila Real de Santo António, para passarem férias e acompanharem os seus filhos durante os torneios.

Calcula-se que, em média, cada jogador traga mais duas pessoas até ao Algarve, a que se junta todo o pessoal técnico e da organização.

Em termos globais, o torneio será responsável por cerca de 70 mil visitas à região, contribuindo para as boas taxas de ocupação hoteleira de VRSA que, há dois meses consecutivos, registam recordes no Algarve.

No que se refere aos proveitos, estima-se que o retorno financeiro do Mundialito 2012 para a economia local atinja os dois milhões de euros, beneficiando não só a hotelaria, mas também todo o setor da restauração e serviços.

A caminho da sexta edição em VRSA, o Mundialito já ganhou o estatuto de evento estruturante. A prová-lo está a equipa de 400 pessoas que, durante duas semanas, assegura a logística associada às quase duzentas equipas inscritas e aos 35 árbitros portugueses e espanhóis.

Durante a competição, 4000 crianças de 54 nacionalidades e 192 equipas irão disputar quase 700 jogos nos nove campos do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António e nos campos do Lusitano (2) e do Beira-mar (3), em Monte Gordo. Os torneios repartem-se ainda por vários relvados da cidade de Ayamonte (Espanha).

Além da festa do desporto, o recinto acolhe o «Museu Mundialito», um espaço de 130 metros quadrados onde estão em exposição perto de 3 mil peças autografadas pelos grandes nomes do futebol.

No museu está igualmente exposta a taça do mundo da FIFA, ganha pela seleção espanhola, em 2010, na África do Sul. O troféu foi cedido pela Real Federação Espanhola de Futebol e pode ser visto no museu até ao dia 8 de abril.

O Mundialito de Futebol Infantil é organizado pelas autarquias de Vila Real de Santo António e Ayamonte (Espanha) e pela Escola Internacional de Futebol Ricardo Godoy.

Comentários

pub