Ministério da Saúde atribui Medalha de Mérito da Saúde a fundador da Associação Oncológica do Algarve

O médico algarvio Santos Pereira foi distinguido com a Medalha de Mérito da Saúde, Grau Ouro, atribuída pelo Ministério da […]

O médico algarvio Santos Pereira foi distinguido com a Medalha de Mérito da Saúde, Grau Ouro, atribuída pelo Ministério da Saúde, por proposta do Conselho Diretivo da ARS Algarve, como reconhecimento do trabalho e empenho.

A distinção foi entregue, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, assinalado no dia 7 de abril, ao fundador da Associação Oncológica do Algarve (AOA), pelo ministro da Saúde Paulo Macedo, na cerimónia que decorreu a 9 de abril no INFARMED no Parque da Saúde em Lisboa.

O Ministério da Saúde atribuiu a Medalha de Grau Ouro a Santos Pereira como reconhecimento da importância do seu trabalho desenvolvido, ao longo da sua vida profissional, em prol do Serviço Nacional da Saúde, pelas suas excecionais qualidades humanas, altruísmo e ética, atestadas por aqueles com quem partilhou a sua vida profissional.

Para além de alocuções alusivas ao evento, decorreu a entrega do Prémio Nacional de Saúde 2011 a Alexandre José Linhares Furtado, assim como a atribuição de Medalhas a personalidades que se destacaram pela intervenção no domínio da Saúde.

O Prémio Nacional de Saúde, atribuído desde 2006, visa distinguir anualmente, pela relevância e excelência no âmbito das Ciências da Saúde, nos seus aspectos de promoção, prevenção e prestação de cuidados de saúde, uma personalidade que tenha contribuído, inequivocamente, para a obtenção de ganhos em saúde ou para o prestígio das organizações de saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.

O Dia Mundial da Saúde, comemorado a 7 de Abril desde 1950, celebra a criação da Organização Mundial da Saúde, em 1948. As celebrações deste ano têm o tema «Envelhecimento Ativo: uma oportunidade para dar mais vida aos anos».

 

Quem é o Dr. Santos Pereira?

 

José Alberto Fernandes dos Santos Pereira, nasceu a 5 de dezembro de 1936, na Povoação de Cuma, no Concelho de Robert Williams, no Distrito de Huambo, em Angola.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1965.

Iniciou a carreira médica em Angola em 1967.

Especialista em Cirurgia Geral e Medicina tropical.

 

Tendo voltado para o Continente, começou a trabalhar no Serviço de Cirurgia no Hospital Distrital de Portalegre, enquanto voluntário, entre março de 1967 e 30 de abril 1978. Continuou a sua atividade no Serviço de Cirurgia como interno de especialidade até 23 de outubro de 1978.

A 1 de novembro de 1978, iniciou funções no Hospital de Faro como Interno da Especialidade de Cirurgia.

Ao longo da sua carreira, sobretudo no período em que prestou serviços no Hospital Distrital de Faro, substituiu por várias vezes o Diretor de Serviço.

Criou em 1990 a Consulta de Senologia no Serviço de Cirurgia no Hospital Distrital de Faro.

Em 1991 fez parte da Comissão de Coordenação Oncológica do Hospital Distrital de Faro.

Assistente Graduado de Cirurgia Geral na mesma instituição, desde 6 de março de 1998.

A 31 de maio de 1999, foi nomeado médico responsável pelo Núcleo de Senologia do Hospital Distrital de Faro.

Durante o exercício da sua atividade foi nomeado para exercer alguns cargos salientando-se:

•              Membro da Comissão de Articulação e Intercâmbio de Serviços entre a ARS e o Hospital Distrital de Faro;

•              Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica;

•              Membro da Comissão de Antibióticos,

•              Comissão de Coordenação Oncológica do Hospital Distrital de Faro.

Ao longo da sua carreira desenvolveu vários trabalhos científicos.

Fundou em 1994 a Associação Oncológica do Algarve, constituída por voluntários com experiência pessoal e profissional de problemas associados ao cancro. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública, sem fins lucrativos, que tem como objetivo a luta contra o cancro e apoio ao doente oncológico, para além de prestar apoio social e humano a estes doentes e promover a sua integração na comunidade.

Através do seu esforço e dedicação, foi possível colocar a funcionar a Unidade Móvel para Rastreio do Cancro da Mama, em setembro de 2005, através de angariação de fundos como o evento anual Mamamaratona, Programa de Saúde XXI e apoios da comunidade, tendo sido estabelecida uma parceria com a Administração Regional de Saúde do Algarve, para a realização do Rastreio do Cancro da Mama.

Essa unidade tem vindo a percorrer todos os Concelhos do Algarve, a fim de fazer mamografias às mulheres cuja idade está dentro do grupo alvo para este tipo de diagnóstico (neste momento entre 50 aos 69).

Foi impulsionador e criador da Unidade de Radioterapia do Algarve, inaugurada em 2006 com apoio de fundos comunitários (Interreg III-A) e apoios municipais.

Comentários

pub