Mega folar é a receita de Páscoa na Guia

Um folar gigante será dado a provar às centenas de curiosos que se deslocarem no Domingo de Páscoa, 8 de […]

Um folar gigante será dado a provar às centenas de curiosos que se deslocarem no Domingo de Páscoa, 8 de abril, às 16h00, ao parque de estacionamento junto ao Polidesportivo da Guia, para degustar a receita confeccionada a rigor.

O ritual do corte do folar, protagonizado pelo presidente do Município de Albufeira, será o ponto alto dos festejos. Para Desidério Silva, “esta iniciativa, para além de devolver às tradições gastronómicas o seu lugar na comunidade, reveste-se de especial importância para a dinamização do comércio local e também das atividades turísticas, numa época do ano em que são muitos os visitantes que se encontram em Albufeira”.

Considerada a mais importante festa cristã, por ser comemorada a Ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa é vivida com intensidade pelos portugueses e, além dos ovos de chocolate, também é altura dos afilhados oferecerem, no Domingo de Ramos, flores aos padrinhos e receberem o tradicional folar, símbolo de amizade e reconciliação.

Esta iguaria gastronómica, também conhecida como ‘Pão da Páscoa’, é confecionada de diferentes formas consoante as regiões do país. No concelho de Albufeira, a tradição dita que a receita integre ingredientes como a canela, a banha, a erva-doce e o açúcar.

Para além da tradicional prova do folar, a mostra irá contar com momentos de animação musical a cargo do organista Jerónimo e do Rancho Folclórico dos Olhos de Água.

O certame é uma organização do Guia Futebol Clube e conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e da Junta de Freguesia da Guia.

Comentários

pub