MarAlgarve reuniu-se com o secretário de Estado do Mar

A MarAlgarve, Associação para a Dinamização do Conhecimento e Economia do Mar no Algarve, reuniu-se esta quarta-feira com o secretário […]

A MarAlgarve, Associação para a Dinamização do Conhecimento e Economia do Mar no Algarve, reuniu-se esta quarta-feira com o secretário de Estado do Mar Manuel Pinto de Abreu.

A audiência contou ainda com a presença do presidente da CCDR-Algarve David Santos, dando continuidade ao envolvimento e suporte que esta entidade tem prestado no desenvolvimento das atividades do mar em geral e à MarAlgarve em particular.

A reunião serviu para apresentar um conjunto de preocupações relativas à evolução do setor do mar no Algarve e ao normal funcionamento das atividades dos seus associados.

Foram expostas as principais atividades que a MarAlgarve se encontra a desenvolver e que deverão contribuir para as grandes decisões estratégicas do mar, das quais se destaca a revisão e racionalização dos processos administrativos associados às atividades do setor.

Foi realçado que a desregulação nessa matéria é um entrave importante para o desenvolvimento das atividades, representando um elevado custo para os seus agentes económicos.

Reconhecendo a necessidade de atuar nesse domínio, o secretário de Estado do Mar acolheu com grande interesse as iniciativas da MarAlgarve nessa matéria e garantiu que a associação será um interlocutor fundamental nas tomadas de decisão.

A audiência serviu ainda para abordar a necessidade de integrar o conhecimento do mar, transferindo-o para o setor produtivo como forma de aumentar a sua competitividade.

Nesta matéria, a MarAlgarve possui uma forte componente de conhecimento por parte de alguns dos seus associados, como a Universidade do Algarve, e de algumas empresas de base tecnológica, tendo apresentado as suas competências e transmitido a sua disponibilidade para colaborar com a Secretaria de Estado e com o recém-criado Instituto Português do Mar e da Atmosfera na monitorização ambiental e no aumento do conhecimento na costa do Algarve.

Na ótica da associação, esta atividade deverá ser desenvolvida em prole das empresas que dependem diretamente do mar, de forma a melhorar a sua eficiência, qualidade e segurança, ao mesmo tempo que se garante uma exploração sustentável dos recursos marinhos.

Comentários

pub