Loulé convida a visitar o seu cemitério para comemorar o Dia dos Monumentos

A Câmara de Loulé organiza, no dia 21 de abril, mais uma visita guiada ao Cemitério de Loulé, enquanto “Lugar […]

A Câmara de Loulé organiza, no dia 21 de abril, mais uma visita guiada ao Cemitério de Loulé, enquanto “Lugar de Culto e de Cultura”, numa iniciativa integrada no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A visita terá início às 10 horas, será orientada por Luís Guerreiro e Luísa Martins, ambos investigadores da História e Cultura local, e visa ir além da ideia do cemitério enquanto espaço de pesar pelo desaparecimento de alguém, constituindo, também, fonte riquíssima de informações das localidades e das pessoas, para além da parte arquitetónica, da estatuária, simbologia espiritual e obras de arte que integra.

No caso de Loulé, aqui jazem figuras proeminentes da vida pública local, regional e nacional como o poeta António Aleixo, o seu “Secretário”, Prof. Joaquim Magalhães, o popular médico Bernardo Lopes ou o político e comerciante José da Costa Mealha, entre outros. Durante esta visita guiada será feita uma alusão à vida e obra destes louletanos.

Aliás, cada vez mais, um pouco por toda a Europa, os cemitérios adquiriram também esta vertente aliada ao turismo e um dos casos mais emblemáticos é o Cemitério Père-Lachaise, em Paris, que recebe diariamente muitos turistas.

O Cemitério de Loulé foi inaugurado em 1918, por altura da pneumónica que atingiu Loulé e vitimou muitos louletanos e, também por este facto, constitui um elemento importante do património histórico concelhio e do conhecimento do passado.

Os interessados em participar nestas visitas orientadas deverão fazer uma inscrição prévia, através da Divisão de Cultura e Museus, [email protected] ou telefone 289 400 885.

Comentários

pub