Livro de Registo das Visitas da Ordem de Santiago a Loulé já está restaurado

A Câmara de Loulé e o Arquivo Municipal fizeram, no domingo, dia da Festa Grande da Mãe Soberana, a devolução […]

A Câmara de Loulé e o Arquivo Municipal fizeram, no domingo, dia da Festa Grande da Mãe Soberana, a devolução simbólica do Livro de Registo das Visitas da Ordem de Santiago à Igreja de S. Clemente (1565-1827), à Igreja, na pessoa do Bispo do Algarve D. Manuel Quintas, numa cerimónia que teve lugar nos Paços do Concelho, e que contou ainda com a presença dos párocos de S. Clemente.

Em agosto de 2011, a Câmara Municipal de Loulé, através do Arquivo Municipal, e a Diocese do Algarve em conjunto com a Paróquia de S. Clemente de Loulé, concordaram com a necessidade urgente de se proceder a um processo de restauro e de preservação deste livro.

O livro é composto por um conjunto de visitas pastorais realizadas pelos comendadores e cavaleiros da Ordem de Santiago às igrejas e padroados que possuía no território algarvio, com documentos datados desde 1565 a 1827. Neste caso, as visitas dizem respeito ao Concelho de Loulé.

Os visitadores deixavam memoriais do que tinham visto, desde património material imóvel e móvel – edifícios eclesiásticos, quadros, imagens de santos e esculturas, alfaias eclesiásticas, vestimentas e paramentos – até à certificação dos procedimentos corretos ou incorretos dos párocos e das populações, no cumprimento das suas obrigações. De tudo se deixava registo para que na visitação seguinte se certificasse da correção dos erros apontados.

Daqui se depreende que, à luz dos nossos dias, estes documentos são de uma enorme importância quer pelo seu valor intrínseco inestimável, quer pela informação neles contida, qual inventário de bens eclesiásticos, de objetos de arte, de análise da vida social e dos usos e costumes das populações.

A fragilidade do documento, com folhas soltas e rasgadas, corroído pelas tintas ferrogálicas, dobrado pelo tempo e pelo uso, sujo, e com todos outros problemas inerentes a circunstâncias mais ou menos negativas para a sua conservação chamou a atenção dos párocos da Paróquia de S. Clemente de Loulé que, abraçando uma oportunidade de encontro institucional entre a Diocese e a Câmara, cedo entraram em contacto com o Arquivo Municipal no sentido de se proceder ao salvamento deste documento tão importante para a historiografia do Concelho de Loulé, da Igreja e mesmo para a História da Arte.

A intervenção para restauro constou no desmembramento do corpo do livro, limpeza dos fólios e remoção de sujidade, limpeza aquosa para remoção de produtos de alteração solúveis em água, remoção de carcelas, consolidação de rasgões com papel japonês e cola de amido, preenchimento das faltas de suporte com papel japonês e cola de amido, execução de novas carcelas em papel japonês para não aumentar a altura da lombada, planificação do suporte, execução da costura segundo estrutura original, colocação de novas guardas em papel, consolidação das pastas de cartão, consolidação da pele e do tecidos das pastas, acondicionamento em caixa de cartão neutro.

«Todos os procedimentos foram cumpridos e o resultado final brilhante», garante a Câmara de Loulé.

Algumas das “Visitações” da Ordem de Santiago ao Concelho de Loulé já foram transcritas e publicadas por Pedro Encarnação, João Coelho Cabanita e Luísa Fernanda Guerreiro Martins e que existem muitas outras para serem trabalhadas, quer no Arquivo Paroquial de S. Clemente de Loulé, quer no Arquivo Nacional.

Comentários

pub