Livro “Algarve – 12 Poetas a Sul do Século XXI” apresentado em Tavira

O livro “Algarve – 12 poetas a Sul do Século XXI” vai ser apresentado no próximo dia 2 de maio, […]

O livro “Algarve – 12 poetas a Sul do Século XXI” vai ser apresentado no próximo dia 2 de maio, quarta-feira, às 18 horas, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira. A apresentação estará a cargo de Dália Paulo e Vítor Cardeira, seguida de uma leitura de poemas por Gisela Ramos Rosa.

Este trabalho, realizado por Fernando Esteves Pinto e Tiago Nené, é uma antologia que contempla doze vozes muito diferentes da poesia atual.

O título não poderia ser outro: Doze Poetas a Sul, pois não se trata, como o leitor poderá facilmente constatar, de uma reunião de poetas “do sul”.

Mais justa e rigorosa se torna a edição de doze poetas que, apesar de não terem todos a mesma região por nascimento — o Algarve — representam, de algum modo, esse lugar de onde são originários alguns dos mais importantes poetas portugueses do século XX.

Estão presentes neste livro António Ramos Rosa, Casimiro de Brito, Fernando Esteves Pinto, Gastão Cruz, José Carlos Barros, Manuel Madeira, Miguel Godinho, Nuno Júdice, Pedro Afonso, Rui Dias Simão, Tiago Nené, Vítor Gil Cardeira.

Além de dez poemas por autor e respetiva biografia, o livro inclui ainda um ensaio crítico sobre cada poeta, escrito por outro poeta.

Comentários

pub