Lagos acolhe Festival de Bandas Civis no 81º aniversário da Sociedade Filarmónica Lacobrigense

No âmbito das Comemorações do 81º Aniversário da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio, que se assinala no próximo dia […]

No âmbito das Comemorações do 81º Aniversário da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio, que se assinala no próximo dia 01 de maio, esta associação vai levar a cabo diversas atividades ao longo do mês, incluindo o XXIX Festival de Bandas Civis – 6ºmaio da música.

Para assinalar esta importante data, a Sociedade tem preparada, para o dia 01, uma atuação da banda e receção às entidades convidadas para esta efeméride, seguida de um piquenique, com todos os que quiserem participar (de acordo com a organização basta levar um “petisco”) na Praça D´Armas, na Sede da SFL 1º de Maio.

No Centro Cultural de Lagos irá decorrer, nos dias 05 e 19, o XXIX Festival de Bandas Civis – 6º Maio de música, uma atividade que a Filarmónica também organiza todos os anos, com o apoio da autarquia. Recorde-se que o grande objetivo deste Festival de Bandas é divulgar o trabalho de outras associações filarmónicas, promover novos compositores e novos instrumentistas, manter um evento iniciado há quase três décadas e divulgar a música como língua universal, cativando novos públicos. De entrada gratuita, este Festival de Bandas Civis volta a prometer boa música.

Para além destas atividades, e também à semelhança de anos anteriores, está previsto para o dia 20, um Encontro Regional de Poetas da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de maio, pelas 15h30, na Sede da Sociedade. A entrada é livre.

A Sociedade Filarmónica em Lagos continua a suscitar o reconhecimento da sua comunidade, não obstante existirem no concelho mais de seis dezenas de associações culturais, recreativas e desportivas.

A S.F.L. 1º de Maio conta, atualmente, com cerca de 400 sócios, tendo sido reconhecida como Coletividade de Utilidade Pública em 17 de Setembro de 1988 e agraciada com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata, em 27 de Outubro de 1991 como reconhecimento pelo seu trabalho no âmbito sócio-cultural.

Em 1 de Maio de 2006, ao completar 75 anos de existência, recebeu a Medalha de Mérito Associativo – Grau Prata, atribuída pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, da qual é associada.

Atualmente a S.F.L. 1º de Maio ocupa o edifício Conde Ferreira, antiga Escola Primária, situada na Praça d’ Armas, a poucos metros do amuralhado, integrada no perímetro histórico da cidade. A sede da Filarmónica foi sempre um espaço de convívio e lazer onde se reúnem sócios e não sócios.

 

PROGRAMA

 

Dia 01

81º Aniversário da Sociedade Filarmónica Lacobrigense1º de Maio

Local: Praça d’ Armas, junto à sede (Dependendo das condições atmosféricas)

 

11h30 | Espaço musical – Atuação da Banda da Sociedade

12h00 | Minuto de Silêncio pelos Sócios e Músicos falecidos e Hastear das Bandeiras

12h30 | Receção às entidades convidadas seguido de piquenique, aberto a todos os que quiserem participar (espaço envolvente à sede – basta trazer um petisco!)

 

 

Dias 05 e 19

XXIX Festival de Bandas Civis/Lagos 2012 – “6º maio da Música”

Local: Centro Cultural de Lagos

 

Dia 05 | Bandas Participantes: Ateneu Artístico Vilafranquense – Vila Franca de Xira e Sociedade Filarmónica Lacobrigense1º de Maio – Lagos

 

Dia 19 | Bandas Participantes: Sociedade Filarmónica União Calipolense – Vila Viçosa e Sociedade Recreativa Popular Banda Musical Castromarinense – Castro Marim

 

16h00 – Chegada das Bandas

16h30 – Apresentação de cumprimentos à banda anfitriã – Praça d’ Armas,

17h30 – Arruada pelas ruas do Centro Histórico da Cidade de Lagos;

17h45 – Apresentação de Cumprimentos à Edilidade – Praça Gil Eanes;

18h00 – Desfile na Avenida dos Descobrimentos

21h00 – Concertos no Centro Cultural de Lagos (Dias 05 e 19) – Entrada livre.

 

 

Dia 20 | 15h30

3.º Encontro Regional de Poetas

Local: Sede da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio (Praça d’ Armas)

Entrada Livre

 

 

 

Comentários

pub