Investigadora do ISA vence Prémio Fluviário – Jovem Cientista do Ano

A investigadora do Instituto Superior de Agronomia (ISA) Maria do Rosário Pereira Fernandes venceu o Prémio Fluviário – Jovem Cientista […]

A investigadora do Instituto Superior de Agronomia (ISA) Maria do Rosário Pereira Fernandes venceu o Prémio Fluviário – Jovem Cientista do Ano 2011 com o artigo científico «Assessing riparian vegetation structure and the influence of land use using landscape metrics and geostatistical tools».

A Comissão Científica do Núcleo de Investigação do Fluviário de Mora deliberou ainda a atribuição de uma Menção Honrosa às candidatas Joana Cristina Cardoso Teixeira Ribeiro e Rita Maria Pina Vasconcelos, investigadoras, respetivamente, da Universidade de Aveiro e do Centro de Oceanografia da FCUL.

O estudo galardoado enquadra-se no plano programático da linha de investigação ForBio, “Gestão da Biodiversidade em Sistemas Florestais, Aquáticos e Agro-florestais” do Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, e teve como objetivos explorar a possibilidade da caracterização da estrutura espacial da vegetação ripária (vegetação das margens dos rios) através de instrumentos de deteção remota e estudar os efeitos do uso da terra na estrutura da vegetação ripária.

Esta é a 2ª edição daquele Prémio, uma iniciativa que se afirma cada vez mais como uma referência na valorização da Investigação Científica feita por jovens no país, na área da conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais (Estuários e Rios).

Até ao dia 31 de Dezembro de 2011, o Fluviário de Mora recebeu 19 candidaturas, todas consideradas para avaliação.

O Júri foi constituído por 31 personalidades que analisaram os artigos de acordo com os critérios de avaliação definidos em função de três grandes parâmetros: Mérito científico; Clareza e qualidade; Contributo para a conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais. Cada artigo foi avaliado por dois elementos do júri.

O Fluviário de Mora e o seu Núcleo de Investigação saúdam os candidatos e a excelência dos trabalhos apresentados, que prestigiaram, mais uma vez, a segunda edição do Prémio Fluviário – Jovem Cientista do Ano 2011, contribuindo para a divulgação e valorização do importante papel dos jovens investigadores para o desenvolvimento do conhecimento nas áreas da Conservação e Biodiversidade dos Recursos Aquáticos Continentais (Rios e Estuários).

Comentários

pub