GP Liberty Seguros: Ciclistas de equipas algarvias vencem etapa e camisola amarela

O argentino Jorge Montenegro (Louletano/Dunas Douradas) estabeleceu-se hoje como o corredor mais vitorioso do pelotão português, graças ao triunfo alcançado […]

O argentino Jorge Montenegro (Louletano/Dunas Douradas) estabeleceu-se hoje como o corredor mais vitorioso do pelotão português, graças ao triunfo alcançado na segunda etapa do GP Liberty Seguros, ao fim dos 118 quilómetros com início de final em Lordelo, Paredes. Alejandro Marque (Carmim-Prio) é o novo camisola amarela.

Apesar de correr por uma equipa amadora, Montenegro bateu hoje pela terceira vez os profissionais. O ciclista da equipa algarvia bateu o galego Alejandro Marque, da equipa profissional do Carmim-Prio-Tavira, e o vimaranense José Mendes (LA-Antarte), segundo e terceiro, respetivamente. Os seis primeiros na etapa cortaram o risco com 2h51m57s, tendo pedalado à média de 41,175 km/h.

A elevada média da etapa foi responsabilidade de quatro homens, que saíram de um grupo de 14 unidades que se distanciou do pelotão com cerca de um terço da etapa percorrido. José Gonçalves (Onda-Boavista), Enrique Salgueiro (LA-Antarte), Henrique Casimiro e Válter Pereira (Carmim-Prio-Tavira) formaram o quarteto que liderou grande parte da corrida, obrigando a Efapel-Glassdrive a trabalhar para encurtar distâncias.

O esforço dos homens de Carlos Pereira conseguiu derrotar os corredores mais atacantes da jornada, aproveitando as duas passagens pela dura subida para o Alto do Cruzeiro para dar por finda a esperança de glória dos fugitivos, entre os quais o barcelense José Gonçalves foi o mais insistente e o mais resistente.

Só que o labor da Efapel-Glassdrive não se traduziu em resultados. Os mais beneficiados foram Jorge Montenegro, vencedor da etapa, e Alejandro Marque, que é novo líder, devido ao desempate por pontos, uma vez que os cinco primeiros da geral têm o mesmo tempo.

A Carmim-Prio-Tavira junta a liderança coletiva à individual. Enrique Salgueiro é o primeiro na classificação da montanha e Frederico Figueiredo (Liberty Seguros/Feira/Specialized) comanda a tabela da juventude.

O GP Liberty Seguros termina neste domingo com uma crono-escalada de 4,8 quilómetros, entre Santo Tirso e o Monte Córdoba, nas fraldas da Senhora da Assunção.

Comentários

pub