3º Festival de Observação de Aves de Sagres marcado para 30 de setembro a 7 de outubro

O 3º Festival de Observação de Aves de Sagres vai decorrer de 30 de setembro a 7 de outubro, mantendo-se […]

O 3º Festival de Observação de Aves de Sagres vai decorrer de 30 de setembro a 7 de outubro, mantendo-se os três últimos dias para o público em geral e os restantes para públicos específicos.

Assim, de 30 de setembro a 4 de outubro, o Festival estará aberto apenas a públicos específicos, tais como empresas, técnicos de Câmaras Municipais, Universidades, escolas do concelho de Vila do Bispo, caçadores, pescadores e população local.

Para o público geral ficam reservados os últimos três dias, com actividades que passam por saídas de barco, saídas de campo, mini-cursos, workshops, sessões de anilhagem, monitorização de aves de rapina, atividades de educação ambiental para pais e filhos, entre muitas outras.

De forma a envolver os alunos dos jardins de infância e escolas do 1ºciclo do concelho de Vila do Bispo, a organização irá lançar um concurso escolar para que deem asas à sua imaginação e criatividade e construam uma ave, recorrendo à reutilização de materiais, com cerca de um metro de altura.

Durante o Festival, estas aves irão animar a vila de Sagres, encontrando-se espalhadas por locais emblemáticos.

A turma vencedora irá usufruir de um passeio guiado na companhia dos amigos orelhudos, onde poderão montar os burros ou ser os seus guias, na Costa Vicentina, perto do sítio dos burros, em Aljezur. Este prémio é oferecido por “Burros e Artes” e “Walkin´Sagres”.

O Festival de Observação de Aves em Sagres é organizado pela Associação Almargem, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Os agentes locais, incluindo alojamentos, restauração e animação turística, uniram-se àquelas entidades para bem receber os participantes, oferecendo preços especiais e outras vantagens.

O programa ainda não está terminado, mas pode já assentar estes dias na sua agenda e manter-se a par das novidades através do site do festival.

 

Gralha-de-bico-vermelho é a “cara” do Festival

Gralha-de-bico-vermelho - foto de Dinis Cortes

A “cara” do cartaz do 3º Festival de Sagres é a gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax), espécie geralmente associada a montanhas elevadas com penhascos e ravinas inacessíveis. No entanto, também se dá bem em falésias costeiras íngremes, nidificando por exemplo em furnas marítimas.

O Cabo de São Vicente é um dos melhores locais do país para observar esta ave, dada a facilidade com que nos deparamos com grupos de indivíduos e pela proximidade a que são avistados, contrastando com as observações distantes conseguidas em alta montanha.

A costa sudoeste proporciona boas condições ecológicas para esta espécie em perigo de extinção em Portugal, sendo um dos seus últimos refúgios em território nacional.

Outros locais onde ainda resiste são as Serras de Aire e Candeeiros, o Douro Internacional, o Alvão e o Gerês.

A população deste corvídeo emblemático tem sofrido um acentuado decréscimo no nosso país, acompanhando a tendência mundial da espécie.

Estima-se que desde os finais da década de 1980 a população portuguesa tenha diminuído quase 60%.

O abandono da agricultura extensiva e da pastorícia tradicional, a expansão das áreas florestais e o aumento da pressão humana, quer pela abertura de novos acessos, quer pelo aumento da espeleologia e escalada em áreas sensíveis, são as principais ameaças a esta espécie.

 

Sagres – um destino obrigatório para os birdwatchers

Sagres é uma região muito especial. Não só a paisagem que a rodeia é espetacular, como o seu património biológico é único na Europa.

Aqui pode encontrar-se uma enorme diversidade de habitats, desde os marinhos aos florestais, passando pelos estuarinos, os dunares e os agrícolas, que albergam, naturalmente, centenas de espécies de fauna e flora.

Destacam-se vários endemismos florísticos, numerosos cetáceos, mamíferos terrestres e, claro, muitas aves.

Estas últimas são a principal atração deste festival e, por isso, o programa de atividades centra-se, na sua maioria, em seu torno. O evento pretende atrair participantes com diferentes gostos, expetativas e conhecimentos, sendo ideal para estudantes, amantes de natureza, observadores de aves mais ou menos experientes, famílias, etc.

Durante os dias do festival tem ao dispor inúmeras iniciativas, como saídas de campo, passeios de barco, ações de monitorização de aves com especialistas, palestras temáticas, cursos, jogos, tertúlias, atividades de educação ambiental, entre muitas outras.

 

Comentários

pub