Faleceu aos 105 anos o médico lacobrigense José Reis Júnior

O médico lacobrigense José Reis Júnior faleceu no dia 17, em Lisboa, aos 105 anos de idade. Natural de Lagos […]

O médico lacobrigense José Reis Júnior faleceu no dia 17, em Lisboa, aos 105 anos de idade.

Natural de Lagos e residente em Lisboa há 86 anos, pioneiro da Geriatria nacional e internacional, destacou-se pelo seu percurso escolar e universitário.

Foi fundador, em 1951, da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, de que era seu Presidente Honorário.

Foi igualmente fundador e editor de várias publicações médicas, entre as quais o semanário “Notícias Médicas”.

Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito.

Durante mais de 65 anos exerceu clínica em Lisboa nos bairros da Ajuda, Belém, Alcântara e outros.

Em Lagos, são de destacar os Prémios de Educação, uma prática iniciada por este ilustre lacobrigense, em 1994, que instituiu no concelho a atribuição dos Prémios de Educação Dr. José Reis Júnior, com o objetivo de distinguir os melhores alunos do 12º ano das escolas secundárias locais, premiar o seu mérito e incentivá-los a prosseguirem os estudos noutros níveis, bem como motivar os restantes colegas a seguirem o seu exemplo de trabalho e dedicação.

Em fevereiro de 2008, a Câmara Municipal de Lagos deliberou, por unanimidade, agraciar o Dr. José António dos Reis Júnior com o Louvor Público Municipal – Grau Ouro.

Nesse mesmo ano o Município volta a prestar-lhe homenagem quando, em agosto, a Câmara Municipal de Lagos atribuiu, em vida (pela primeira vez na história do concelho), uma placa toponímica – Rua Dr. José António dos Reis Júnior (Médico Pioneiro de Geriatria), a uma artéria da Freguesia de São Sebastião, mais concretamente, no Pavilhão Municipal de Lagos.

Esta atribuição, de caráter excecional, foi inserida na Comemoração do 100º aniversário deste conceituado médico, e contou, na altura, com a presença do mesmo e de vários familiares, amigos e convidados que não quiseram deixar de estar presentes neste importante momento.

O corpo de José Reis Júnior estará até sexta-feira de manhã, dia 20 de abril, na Capela Mortuária da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda (Igreja da Boa Hora) em Lisboa (das 09h00 às 20h00).

O funeral terá lugar no próximo dia 20 de abril, pelas 15h00, saindo daquela igreja para o Cemitério da Ajuda, sendo antecedido pela celebração de Missa de Corpo presente pelas 14h30.

 

 

Comentários

pub