Diocese do Algarve promove Fórum Cultural em Tavira

A Diocese do Algarve, através do seu Setor da Pastoral da Cultura, irá promover a realização de um Fórum Cultural, […]

A Diocese do Algarve, através do seu Setor da Pastoral da Cultura, irá promover a realização de um Fórum Cultural, subordinado ao tema “Cultura e Identidade: a fidelidade à Verdade”, durante o qual se debaterá a identidade algarvia.

Agendada para os dias 11 e 12 de maio, no Hotel Vila Galé Albacora, em Tavira, a iniciativa reunirá várias personalidades algarvias, entre as quais Guilherme de Oliveira Martins, Humberto Rosa Mendes e Artur Ribeiro.

Nessa mesma ocasião, terá lugar na igreja da Misericórdia, em Tavira, uma exposição artística que incluirá pintura, pintura digital, escultura e fotografia, reunindo também um conjunto significativo de artistas algarvios, nomeadamente André Boto, na fotografia, Arlindo Arez, Teresa Paulino e Pedro Felix, na escultura, Stella Barreto, Clara Andrade e Henrique Silva, na pintura, e Tiago da Silva, na pintura digital.

A inauguração desta exposição, no dia 11 de maio, e o visionamento do filme “Noite de Paz”, com debate moderado pelo realizador e argumentista de cinema Artur Ribeiro, no Hotel Vila Galé Albacora, precederá a abertura do fórum no dia seguinte, pelas 10h00, com a presença do bispo do Algarve D. Manuel Quintas, do reitor da Universidade do Algarve João Guerreiro, e do presidente da Câmara Municipal de Tavira Jorge Botelho.

O primeiro painel, marcado para as 11h00, terá a participação do padre António Martins e de Humberto Rosa Mendes.
À tarde, irá realizar-se o segundo painel com a participação de Guilherme de Oliveira Martins, Miriam Tavares e Elisabete Rodrigues.

Ainda no sábado, dia 12 de maio, a sessão de encerramento contará com a presença da diretora regional da Cultura do Algarve Dália Paulo, do diretor do Setor Diocesano da Pastoral da Cultura (SDPC), padre Carlos de Aquino, e do diretor do Secretariado das Comunicação Social e Cultura da Diocese do Algarve, padre Miguel Neto.

A organização explica que este fórum, como «primeira ação evangelizadora» do SDPC, pretende ser um «espaço oportuno de reflexão e de partilha de várias experiências culturais a partir da fé cristã ou por ela marcadas».

O tema do encontro «brotou do desafio lançado pelo Papa Bento XVI à Igreja em Portugal, mormente aos agentes da cultura», aquando da sua visita ao país. Bento XVI disse: «A cultura reflete hoje uma “tensão”, que por vezes toma formas de “conflito”, entre o presente e a tradição. (…) Mas uma tal valorização do presente como fonte inspiradora do sentido da vida, individual e em sociedade, confronta-se com a forte tradição cultural do Povo Português, muito marcada pela milenária influência do Cristianismo, com um sentido de responsabilidade global (…). A referida tradição originou aquilo que podemos chamar uma “sabedoria”, isto é, um sentido da vida e da história, de que fazia parte um universo ético e um “ideal” a cumprir por Portugal. (…) Este conflito entre a tradição e o presente exprime-se na crise da verdade, pois só esta pode orientar e traçar o rumo de uma existência realizada, como indivíduo e como povo. (…) Há toda uma aprendizagem a fazer quanto à forma de a Igreja estar no mundo levando a sociedade a perceber que, proclamando a verdade, é um serviço que a Igreja presta à sociedade, abrindo horizontes novos de futuro, de grandeza e de dignidade».

A inscrição pode ser feita aqui e custa 15 euros (35 euros com almoço, 100 ou 90 euros com alimentação e alojamento).

O Setor Diocesano da Pastoral da Cultura foi criado por decreto do Bispo do Algarve a 6 de agosto de 2011.

 

Programa:

11 de maio (sexta-feira)
19h00 – Abertura da Exposição: “Cultura e Identidade – a fidelidade à Verdade”, na Igreja da Misericórdia, em Tavira
21h00 – Visionamento do Filme: “Noite de Paz”, com debate moderado pelo realizador e argumentista de Cinema Artur Ribeiro, no Hotel Albacora

12 de maio (sábado)
09h30 – Acreditação: Hotel Albacora
10h00 – Abertura do Fórum: “Cultura e Identidade”. Com a presença do Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, do Presidente da Câmara Municipal de Tavira Jorge Botelho e do Reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro.
10h30 – Coffe break
11h00 – I Painel: Com a presença de: António Manuel Martins e Humberto Rosa Mendes.
13h00 – Almoço
15h00 – II Painel: Com a presença de: Guilherme de Oliveira Martins, Miriam Tavares e Elisabete Rodrigues.
17h30 – Sessão de Encerramento com a presença da Diretora Regional da Cultura do Algarve Dália Paulo, do Diretor do Setor diocesano da Pastoral da Cultura, Pe. Carlos Aquino e do Diretor Departamento CS e Cultura da Diocese do Algarve, Pe. Miguel Neto.

Comentários

pub