Chuvas dos últimos dias de março aliviaram seca no Sul do país

A severidade da seca na região sul desagravou-se no final de março, em particular depois da precipitação registada nos dois […]

A severidade da seca na região sul desagravou-se no final de março, em particular depois da precipitação registada nos dois últimos dias do mês, anunciou o Instituto de Meteorologia.

Segundo o IM, no Algarve e Alentejo a precipitação registada aproximou-se dos valores médios de março.

Apesar disso, a totalidade do território do continente mantinha-se, no final do mês passado, em situação de seca meteorológica, encontrando-se 57% da área em seca extrema e 41% em seca severa, os dois níveis mais elevados de severidade deste fenómeno climático na escala utilizada pelo Instituto de Meteorologia.

Para esta situação contribuiu a ocorrência de precipitação em quantidade inferior à média para este mês, com um registo de apenas 1/3 dos valores médios para o continente.

A antevisão das condições de precipitação para abril não fornece no momento informação conclusiva a partir da segunda semana do mês, pelo que não se torna possível identificar o cenário meteorológico mais provável.

O IM diz que pode apenas adiantar que a ocorrência de precipitação nos valores médios para o continente (79 mm) poderia conduzir a um desagravamento da severidade da seca meteorológica, mais significativo na região sul.

O Instituto de Meteorologia, através do seu Observatório de Secas continuará a monitorizar a situação, a qual será atualizada com referência a 15 de abril.

 

Comentários

pub