Castelo de Silves, igrejas e Vale Fuzeiros acolhem eventos no Dia Internacional dos Monumentos

O Castelo de Silves vai receber, a 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios a ação “Pormenores do […]

O Castelo de Silves vai receber, a 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios a ação “Pormenores do Património”. Esta iniciativa decorre das 9h30 às 17h00 e consiste na projeção de imagens fotográficas referentes a pormenores do Património Histórico e Natural do concelho de Silves.

Nesta data, para além das visitas acompanhadas aos monumentos do Centro Histórico e ao Poço Cisterna Almóada será, também, realizada a iniciativa “Sons do Património”, onde o participante terá acesso a visitas ao Castelo, Sé Catedral, Igreja da Misericórdia e Museu Municipal de Arqueologia, com declamação de poesia medieval islâmica e cristã, por António Baeta.

No dia 19, São Bartolomeu de Messines terá uma programação especial, com a realização de visitas acompanhadas à sua Igreja Matriz e com a ação “Jogos entre gerações”, iniciativa que, tomando como ponto de partida a visita ao Museu do Traje e das Tradições (com a abordagem dos aspetos do trabalho e do lazer), terminará no Largo da Igreja Matriz.

Aí, visando a interação entre gerações, irão desenvolver-se alguns jogos tradicionais, como a petanca e a malha. Estes jogos envolverão os participantes do desporto sénior de SB Messines e os alunos das escolas desta freguesia.

“Descobrir o passado de Alcantarilha e Pêra” é o nome da atividade que se irá realizar no dia 20 de abril, em Alcantarilha e em Pêra, e que consiste em visitas acompanhadas a locais com interesse histórico-arqueológico das duas localidades.

Estas visitas passarão por locais como a Igreja Matriz destas freguesias, a Capela dos Ossos, a Misericórdia, as muralhas, as casas quinhentistas e a Igreja de S. Francisco.

A programação fecha no dia 21 de abril com a ação “Entre o Grés e o Luar -percurso arqueológico por Vale Fuzeiros”, com visitas acompanhadas aos monumentos arqueológicos desta localidade, explicação sobre a sua inserção no contexto geomorfológico e levantamento gráfico “in situ” da iconografia de um dos monumentos, como forma de sensibilização para uma das etapas da conservação patrimonial.

Com exceção da ação “Pormenores do Património”, todas as atividades estão sujeitas a inscrição prévia através dos contactos existentes no programa detalhado, disponível no portal da Câmara de Silves, em www.cm-silves.pt.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), em 1982, tendo como objetivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património cultural bem como dos esforços que a sua proteção e conservação requerem.

Os temas escolhidos anualmente pretendem promover uma ligação transversal a todas as realidades, quer estas sejam locais, regionais, nacionais ou internacionais.

O tema escolhido para o ano 2012 “Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança” pretende assinalar o 40º aniversário da Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO, no quadro da qual foi estabelecida a conhecida “Lista do Património Mundial”, precioso instrumento para a cooperação internacional e nacional ao serviço da proteção e da valorização do património.

Simultaneamente, e numa época de marcada globalização económica e cultural, de profundas transformações sociais e de mudança de paradigmas, este tema pretende chamar a atenção para o complexo desafio que hoje se coloca à proteção e gestão do património.

Comentários

pub