Câmara de Lagos garante serviço personalizado de apoio aos idosos do concelho

O Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa da Câmara Municipal de Lagos já efetuou cerca de 30 atendimentos desde a […]

O Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa da Câmara Municipal de Lagos já efetuou cerca de 30 atendimentos desde a sua entrada em funcionamento, em outubro passado, apresentando-se como um serviço pioneiro de atendimento personalizado e especializado, especificamente direcionado aos munícipes com idade igual ou superior a 65 anos.

O Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa (GAPI) é um espaço direcionado aos munícipes mais idosos (com idade igual ou superior a 65 anos) onde podem, tranquilamente e sem pressas, encontrar apoio e informações úteis em resposta a questões relacionadas com direitos e benefícios que lhes assistem em áreas como o acesso a serviços públicos, equipamentos, saúde, segurança social, lazer, entre outras.

Desde a sua entrada em funcionamento, em outubro de 2011, o GAPI, que funciona uma manhã por semana, já efetuou cerca de 30 atendimentos, dando um contributo bastante relevante no preenchimento de documentação, elaboração de cartas e mediação com entidades externas, bem como no encaminhamento dos assuntos para as entidades competentes, habilitando os idosos para um melhor exercício dos seus direitos e para uma melhor qualidade de vida.

Desde a sua implementação, o intuito principal deste serviço não foi atender o maior número possível de idosos, mas sobretudo, garantir um serviço de qualidade através de um atendimento personalizado e especializado.

 

GABINETE DE APOIO À PESSOA IDOSA (GAPI)

Destinatários: Seniores do Município (65 anos de idade ou mais)

Local: Câmara Municipal de Lagos

Horário: quarta-feira | 9h30 às 13h00 (aconselha-se a efetuar marcação prévia através de telefone ou presencial, na receção do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI)

Contactos: 282 771 700 ou 282 780 900

 

Solicitações já apresentadas no GAPI:

  • Informação sobre Lares e Serviço de Apoio Domiciliário
  • Prestação de informações de interesse do idoso sobre os direitos e benefícios na área da Segurança Social, da Saúde, da Ação Social, de equipamentos e serviços, entre outros: desconto social para a energia; tarifas sociais da água; taxas moderadoras; descontos nos transportes e sobre o Complemento Solidário para idosos:
  • Auxílio nas questões burocráticas (preenchimento de documentação);
  • Mediação com entidades externas;
  • Aconselhamento e encaminhamento para outras entidades e serviços, consoante a necessidade apresentada;
  • Prestação de informação e aconselhamento jurídico;
  • Denúncia de maus tratos

 

De acordo com a Constituição da República Portuguesa:

As pessoas idosas têm direito à segurança económica, condições condignas, convívio familiar e comunitário que respeitem a sua autonomia pessoal e evitem e superem o isolamento ou a marginalização social.

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