Câmara de Albufeira entrega viatura aos Bombeiros Voluntários (com fotos)

O presidente da Câmara de Albufeira Desidério Silva entregou ontem a chave da nova viatura dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, […]

O presidente da Câmara de Albufeira Desidério Silva entregou ontem a chave da nova viatura dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, ao comandante da Associação Humanitária Luís Zeferino.

A cerimónia foi acompanhada de perto por Filipe Lobo D´Ávila, secretário de Estado da Administração Interna, que se deslocou ao concelho para uma reunião de trabalho com o autarca local.

O veículo de comando tático – com características todo-o-terreno e dotado de um sistema de comunicação inovador – veio juntar-se às 28 viaturas operacionais já existentes, contribuindo para a diminuição das carências de meios técnicos na área da proteção e socorro.

Esta é a primeira fase de transferência de equipamento adquirido pelos municípios para os corpos de bombeiros, ao abrigo da candidatura promovida pela Amal (Comunidade Intermunicipal do Algarve) ao PO Algarve 21 (Programa Operacional Regional do Algarve), que conta com um investimento de 4 milhões de euros, co-financiados em 60 por cento pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

O projeto faz parte de uma estratégia de âmbito regional que visa dotar os 17 corpos de bombeiros de novos meios técnicos na área da proteção e socorro. Os veículos agora cedidos integram, assim, uma das três componentes de equipamento a ser adquirido pelas autarquias até ao final do primeiro semestre de 2013.

Além da viatura de comando operacional tático (VCOT), o município vai ainda adquirir equipamento de protecção individual para incêndios florestais e urbanos.

Após a visita às instalações da corporação local, Filipe Lobo D´Ávila salientou o importante papel que a Autarquia desempenha no apoio à Associação e que se reflete na sua eficaz operacionalidade. “Temos consciência das dificuldades vividas pelos Bombeiros Voluntários e estamos a trabalhar para encontrar soluções ajustadas a cada município”, referiu o governante, que defende a criação de um novo modelo de financiamento para as corporações, “que tenha em consideração os riscos, a coesão territorial e a prestação de serviços em cada concelho”.

Na sua intervenção, Desidério Silva mostrou-se satisfeito com a deslocação do secretário de Estado ao município: “É essencial que o Governo demonstre interesse em conhecer a especificidade de cada concelho e as necessidades de cada corporação, para que se aperceba do imenso esforço empreendido por todos os que integram e apoiam os Bombeiros”.

O município atribui anualmente uma comparticipação financeira aos Bombeiros Voluntários, no âmbito do protocolo de colaboração existente. Esse apoio financeiro tem como intuito fazer face às dificuldades vividas pela instituição sem fins lucrativos, assegurando a operacionalidade e a rapidez de resposta dos seus meios de segurança de pessoas e bens.

“A Câmara Municipal de Albufeira tem sido incansável no apoio prestado à Associação, o que nos tem permitido honrar alguns compromissos ”, destacou o comandante Luís Zeferino.

No passado ano de 2011, a verba atribuída atingiu um total de 460 mil euros, o que evidencia o reconhecimento por parte da Autarquia da importância social dos serviços prestados pelos Bombeiros junto de todos os munícipes.

Comentários

pub