Associação de Músicos promove Dias de Música e Liberdade em Abril

A Associação Recreativa e Cultural de Músicos, de Faro, está a promover este mês uma série de eventos inseridos na […]

A Associação Recreativa e Cultural de Músicos, de Faro, está a promover este mês uma série de eventos inseridos na programação “Abril: Dias de Música e Liberdade”. O primeiro é já esta terça feira, 3 de abril, na sede da associação, com um concerto com Smente, uma banda rock formada em 2010 e residente na associação, com um reportório de originais em português.

No próximo sábado, dia 7, às 21h30 terá lugar a sessão “Zeca e Adriano – do Fado à Intervenção”, em que o conhecido jornalista e militante do Partido Comunista Português Rúben de Carvalho irá analisar o contributo dos dois cantautores – no ano em que se cumprem 25 e 30 anos do seu desaparecimento – para o avanço da Cultura e Liberdade no nosso país.

Para o dia 10 de Abril, terça-feira, às 21h30 terá lugar um concerto de música e reivindicação com Xaquín López, enquanto para 14 de Abril, sábado, às 17h30, está previsto um encontro de apoiantes da plataforma “Juventude com Futuro é com a Constituição do Presente”. A partir das 21h30, Carlos Clara Gomes & Companhia DeMente dão um concerto na Associação de Músicos.

 

Na quinta-feira, 19 de Abril, haverá uma emissão ao vivo do programa da RUA FM, “Quinta da Música”, de Manuel Amorim, e à noite terá lugar a exibição do documentário “Rotas de Ilusão” de Clara Angeiras e Glysia Nogueira (Brasil) sobre o tráfico de seres humanos, com posterior discusão e debate com a participação de Sandra Benfica e Leonor Agulhas, responsáveis pelo projeto Romper Silêncios e membros do Movimento Democrático de Mulheres.

 

Na última sessão do mês, será exibido o documentário “48”, de Susana de Sousa Dias, sobre os interrogatórios da polícia política portuguesa (PIDE), com posterior debate com participação de ex presos políticos e membros da União de Resistentes Antifascistas portugueses.

 

A programação segue ainda até Maio: na quinta-feira, dia 3, terá lugar a sessão “Portugal – Itália, Paralelismos Históricos e Musicais”, preparada pela turma de italiano de Línguas e Comunicação e a orientação de Angela Gallus, leitora de Italiano na Universidade do Algarve.

A última sessão programada será uma peça de teatro, sábado, dia 5 de Maio às 21h30: “O Esqueleto do Cozinheiro Akli”, produção do Teatro Fórum de Moura e utiliza a técnica de disposição do público em arena, para assim facilitar a interação entre atores e público.

Comentários

pub