Alvor e Mexilhoeira Grande avançaram com boas propostas para o Orçamento Participativo de Portimão

Mais de três dezenas de cidadãos participaram empenhadamente nas assembleias efetuadas no Centro Comunitário de Alvor e na Junta de […]

Mais de três dezenas de cidadãos participaram empenhadamente nas assembleias efetuadas no Centro Comunitário de Alvor e na Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, contribuindo com 11 propostas para melhorar a qualidade de vida no município de Portimão.

Desses dois momentos altos de vivência democrática, os participantes apresentaram, discutiram e pontuaram as suas propostas e, numa autêntica dinâmica de grupo, avançaram com 11 sugestões.

Em Alvor, as propostas aprovadas foram as seguintes: aquisição de mobiliário urbano para o desenvolvimento de atividades das microempresas relacionadas com as indústrias criativas, incubadora de micro empresas de artes criativas e tradicionais, correção da linha de água no troço viário da Rua da Dourada Nascente (Alvor), implementação de um campo de férias no campo de futebol dos Montes de Alvor, ligação viária entre a Rua da Igreja e a Rotunda da Rua Serpa Pinto, em Alvor; execução de rotunda na Igreja da Penina, e, finalmente, execução de rotunda na estrada de Alvor, junto ao Hospital Particular.

Quanto à Mexilhoeira Grande, foram estas as propostas: criação de um parque infantil e geriátrico na freguesia da Mexilhoeira Grande, remodelação da via de ligação entre a Mexilhoeira Grande e a Figueira – acessos pedonais – prioridade, reabilitação urbana – artes nas ruas – intervenção artística, e, por fim, requalificação da Escola de Montes de Cima.

Todas as propostas apresentadas no âmbito do Orçamento Participativo serão sujeitas a análise técnica, que decorrerá entre 1 de maio e 31 de julho, período em que também terá lugar a formulação dos respetivos projetos a submeter a votação, assim como a reclamação e a resposta a questões que sejam formuladas pelos interessados.

Numa fase posterior, que decorre entre 1 e 30 de setembro, os projetos de investimento resultantes de propostas apresentadas serão sujeitos a votação pelos cidadãos.

A quarta e última assembleia participativa está agendada para 25 de abril no salão nobre da Câmara Municipal de Portimão, a partir das 17h00, sendo um dos momentos altos das comemorações que celebram a liberdade e a democracia.

Para participarem, os interessados devem inscrever-se na Junta de Freguesia de Portimão ou na própria assembleia antes do início dos trabalhos, tendo ainda a possibilidade de o fazer através do sítio eletrónico do processo, em: http://participa.cm-portimao.pt/.

Até 30 de abril os cidadãos também podem apresentar pela internet propostas concretas para o futuro de Portimão, recorrendo ao mesmo sítio eletrónico, não devendo as mesmas exceder os 200 mil euros cada, num total global de um milhão de euros.

 

Todas as propostas são bem-vindas

 

Esta é uma oportunidade ímpar para que as pessoas partilhem o que gostariam de ver executado, quais as suas ideias, projetos ou ambições a concretizar na sua terra de afeição, sendo que a participação pode ser feita a título individual ou em representação de uma associação.

As propostas deverão ser objetivas, tendo como âmbito o território do concelho de Portimão e referindo as áreas de competência da Câmara Municipal: Urbanismo; Reabilitação Urbana; Habitação; Espaços Públicos e Espaços Verdes; Proteção Ambiental e Energia; Saneamento e Higiene Urbana; Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Tráfego; Segurança dos Cidadãos; Turismo, Comércio e Promoção Económica; Educação e Juventude; Desporto; Acção Social; Cultura; Modernização Administrativa.

Podem participar cidadãos com idade a partir dos 18 anos e que se relacionem com o município, sejam residentes, estudantes ou trabalhadores, e também representantes do movimento associativo, do meio empresarial e das restantes organizações da sociedade civil.

Comentários

pub