25 de abril inspirou ideias para o futuro de Portimão através do Orçamento Participativo

Criar acessibilidades em rampas nas passagens desniveladas para peões sobre a V6, um pacote de atividades destinado a promover o […]

Criar acessibilidades em rampas nas passagens desniveladas para peões sobre a V6, um pacote de atividades destinado a promover o empreendedorismo junto das escolas (ano letivo 2013/2014), um espaço para trabalho em rede e exposição de microempresas nas diversas áreas das indústrias criativas no concelho, a manutenção da sala de ginástica da PSP foram as propostas apresentadas pela dezena e meia de cidadãos que participaram, no dia 25 de Abril, na última assembleia do Orçamento Participativo, no Salão Nobre da Câmara de Portimão.

Esta foi a forma de Portimão festejar o 38º aniversário do 25 de abril, celebrando a liberdade e a democracia ativa e responsável, levando os cidadãos a contribuir com as suas propostas para o futuro do município.

Nesse momento alto de vivência democrática, os participantes apresentaram, discutiram e pontuaram as suas propostas, numa autêntica dinâmica de grupo.

Os interessados em participar neste Orçamento Participativo, com idade a partir dos 18 anos e que de alguma forma se relacionem com o município, ainda podem participar até 30 de abril, inscrevendo-se em http://participa.cm-portimao.pt/.

As propostas devem ser objetivas, tendo como âmbito o território do concelho de Portimão e referindo as áreas de competência da Câmara Municipal: Urbanismo; Reabilitação Urbana; Habitação; Espaços Públicos e Espaços Verdes; Proteção Ambiental e Energia; Saneamento e Higiene Urbana; Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Tráfego; Segurança dos Cidadãos; Turismo, Comércio e Promoção Económica; Educação e Juventude; Desporto; Ação Social; Cultura; Modernização Administrativa.

Todas as propostas apresentadas no âmbito do Orçamento Participativo serão sujeitas a análise técnica, que decorrerá entre 1 de maio e 31 de julho, período em que também terá lugar a formulação dos respetivos projetos a submeter a votação, assim como a reclamação e a resposta a questões que sejam formuladas pelos interessados.

Numa fase posterior, que decorre entre 1 e 30 de setembro, os projetos de investimento resultantes de propostas apresentadas serão sujeitos a votação pelos cidadãos, não devendo estas exceder os 200 mil euros cada, num total global de um milhão de euros.

Comentários

pub