«uRBaN_iDaDes», dois quarteirões de poemas e diálogos

António Cabrita e Pedro Tavares lançam o livro «uRBaN_iDaDes», na próxima terça-feira, dia 17 de Abril, às 18h00, na Biblioteca […]

António Cabrita e Pedro Tavares lançam o livro «uRBaN_iDaDes», na próxima terça-feira, dia 17 de Abril, às 18h00, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António. 

Diz o primeiro poema desta obra que tudo tem um começo e que há sempre uma primeira vez para tudo na vida.

Esta é a primeira vez que os poemas destes autores são publicados. São dois quarteirões de poemas de urbanidades. Etimologicamente, a urbanidade vem da urbe, e para construir uma urbe são necessários muitos quarteirões mais.

A graça mágica e secreta da imaginação de António Cabrita e Pedro Tavares convida, ao longo das páginas desta obra, a um passeio por alguns dos temas clássicos da poesia: o passar do tempo, o amor e o desamor, a solidão…

Mas estas «Urban_idades» não são alheias ao presente e também há poemas que falam de temas mais atuais: a crise, as dificuldades e a sua influência nas nossas vidas, a vida moderna e as máquinas.

E se a conversa entre pessoas é a arma mais poderosa contra as guerras e o melhor antídoto contra todas as violências, os comentários dialogados destes poemas criam a fantasia de estarmos a ler um livro falado onde os autores conversam entre eles, conversam com os poemas e conversam com os leitores.

Editado pela chancela da Editora Guadiana, a apresentação de «uRBaN_iDaDes» está integrada no ciclo «Sinónimos de Leitura», que decorre na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, entre 16 e 20 de Abril.

O lançamento da obra contará com a presença de José Carlos Barros, Júlia Barahona, Hugo Barros e Hélder Oliveira.

 

Quem é António Cabrita?

Nasceu em Vila Real de Santo António, distrito de Faro. É licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa (ISEC). Bancário reformado, atualmente é dirigente político e associativo.

 

Quem é Pedro Tavares?

Nasceu em Luanda, Angola. É licenciado em Ensino de Português pela Universidade do Minho e Pós-Graduado em Promoção e Mediação da Leitura pela Universidade do Algarve. É professor bibliotecário e professor de Língua Portuguesa.

 

Comentários

pub