XCO: Mário Costa e Maaris Meier triunfam em Vila do Conde

Mário Costa (ASC/Bike Zone) e Maaris Meier (Somamaratonas) ganharam hoje a terceira prova da Taça de Portugal de Cross Country […]

Mário Costa (ASC/Bike Zone) e Maaris Meier (Somamaratonas) ganharam hoje a terceira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) Marietel, disputada em Tougues, Vila do Conde. Portugal conseguiu 12 pontos para o apuramento olímpico neste fim-de-semana.

A correr em casa, Mário Costa não deu hipóteses à concorrência, vencendo a corrida de elite, uma prova que dominou desde o início. O corredor vila-condense aproveitou a ausência dos homens que o precediam na geral e subiu da quinta à primeira posição da Taça de Portugal. Tiago Ferreira (Bi&Esse/Infotre Protek), regressado de uma lesão, foi o segundo em Tougues, a 1m44s de Costa. O terceiro foi David Rodrigues (LivePlace by Palegessos/Bicicletas Santiago), a 2m44s.

Este fim-de-semana rendeu a Portugal 12 pontos nas contas do apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres. Em Tougues, Tiago Ferreira conquistou seis pontos, tandos quantos amealharam David Rosa e Rúben Almeida, na África do Sul, onde disputaram, no sábado, a primeira prova pontuável para a Taça do Mundo.

Na corrida feminina de Tougues, a estoniana Maaris Meier dominou, triunfando com 1h38m40s, menos 2m16s do que a segunda classificada, a espanhola Lucia Vazquez (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira), e menos 4m16s do que a terceira, Joana Barbosa (CDC Navais-Póvoa de Varzim). A vitória não foi suficiente para a corredora do Leste assumir a liderança da Taça, que continua em posse de Lucia Vazquez.

Gonçalo Amado (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) continua invicto na presente temporada, na categoria de juniores, fazendo mais uma demonstração de força neste domingo. No sector feminino, Ana Tomás (BTT Seia) também deu continuidade aos bons desempenhos anteriores, ganhando pela terceira vez em outras tantas oportunidades na Taça de Portugal de XCO Marietel de 2012.

 

Algarvios também brilharam

Em cadetes, Rodrigo Serafim (BTT Loulé/BPI) ganhou a prova deste domingo e desalojou Luís Ferreira (Strix/Tóbikes) do topo da geral individual. Mais serena está a competição entre as cadetes. Ana Silvestre (Clube Xelb) foi a melhor em Tougues, mantendo o comando da geral.

O veterano A Carlos Gones (Xyami/Fagor/Nova Vida) tem vindo a revelar-se imbatível na sua categoria e conquistou hoje a terceira vitória em três corridas já disputadas, feito igualado pela veterana Teresa Fernandes (Clube Xelb). Ambos lideram destacados as respectivas categorias. Mário Fernandes (Rodabike/ACRG/Gondomar) triunfou na prova de veteranos B+C e saltou da segunda à primeira posição da geral.

Comentários

pub