Voluntários ajudaram a fazer 75 retratos do projeto Help-Portrait em Portimão

«Estou bonita, não estou?», perguntava uma senhora idosa ao receber a sua foto, no âmbito do projeto Help-Portrait, que decorreu […]

«Estou bonita, não estou?», perguntava uma senhora idosa ao receber a sua foto, no âmbito do projeto Help-Portrait, que decorreu na Alameda de Portimão, no sábado, dia 3 de março, numa iniciativa conjunta da Junta de Freguesia de Portimão e da Igreja Evangélica Baptista de Portimão, ao qual se associaram parceiros locais – empresários e instituições – oferecendo o seu tempo e recursos.

«Vocês conseguiram fazer as pessoas sorrir», comentava outra idosa, do Centro de Dia de Portimão. «Obrigado pelo que me fizeram. Foi um dia diferente e bem agradável», agradecia uma senhora, com os seus filhos.

«Somos só amigos!», garantia um casal sénior, que foi fotografado em conjunto e que, apesar das suas palavras, mais parecia um casal de adolescentes felizes.

Foi assim que se passou o dia de sábado na Alameda de Portimão, dando corpo ao projeto Help-Portrait, que pela primeira vez chegou ao Algarve.

Ao todo, os voluntários entregaram 75 fotografias a outras tantas pessoas participantes.

Estiveram presentes 32 voluntários, bem como seis fotógrafos e cinco cabeleiras e maquilhadoras, que se encarregavam de preparar as pessoas – idosos, crianças, às vezes famílias completas – para serem fotografadas.

A equipa coordenada por Vítor Tempera e André Mota fotografou, produziu e imprimiu as fotografias, que eram entregues numa moldura no próprio dia.

Alunos da escola etic_algarve cobriram o evento e estão a preparar um vídeo e a fotorreportagem, que em breve estará disponível na internet.

A Cruz Vermelha e Óptica Horizonte juntaram-se à iniciativa, tendo realizado rastreios aos participantes e aos muitos curiosos que vieram ver o que estava a acontecer na Alameda de Portimão.

Filipe Jorge, da Igreja Evangélica Baptista de Portimão, explicou ao Sul Informação que, «basicamente, os fotografados eram recebidos e encaminhados para um espaço onde eram penteados e maquilhados. Depois eram encaminhados para a fotografia. Enquanto aguardavam a entrega da fotografia emoldurada, tinham a oportunidade de realizar o rastreio visual (Óptica Horizonte) e fazer a medição da tensão arterial (Cruz Vermelha).

O projeto Help-Portrait, fundado pelo fotógrafo de celebridades Jeremy Cowart, baseia-se numa comunidade de voluntários que se reúne com o objetivo de valorizar pessoas, através da fotografia.

Trata-se de um projeto social cujo objetivo é oferecer fotografias. Nesse sentido, fotógrafos, cabeleireiros, esteticistas e outros voluntários de uma cidade, cuidam do visual de pessoas da comunidade, com poucas possibilidades de terem um retrato, para serem fotografadas.

As fotografias são impressas no local e entregues emolduradas no próprio dia do evento à pessoa fotografada. «É muito fácil! Queremos dar fotografias, não tirar. O intuito é valorizar as pessoas, dando-lhes a oportunidade de serem cuidadas e valorizadas», explica a organização.

A missão do projeto Help-Portrait é “dar”. Pretende, simplesmente equipar e mobilizar a comunidade e voluntários a partilhar um dia da sua vida para dar felicidade a outros.

Até ao presente, a comunidade de voluntários do projeto Help-Portrait que se tem reunido por todo o mundo com o objetivo de valorizar pessoas, já entregou 169.598 fotografias, tiradas por 15.564 fotógrafos, envolvendo 21.479 voluntários, em 1.521 cidades de 56 países (www.help-portrait.com). Portimão já integra esta contabilidade.

Mais informações sobre o projeto Help-Portrait em Portimão www.facebook.com/Help.portraitPortimao?sk=info.

Comentários

pub