Volta ao Alentejo rola na planície de 22 a 25 de março

A 30.ª edição da Volta ao Alentejo, na estrada entre 22 e 25 de Março, é o principal acontecimento velocipédico […]

A 30.ª edição da Volta ao Alentejo, na estrada entre 22 e 25 de Março, é o principal acontecimento velocipédico da semana. A equipa algarvia do Carmim-Prio-Tavira vai estar presente na prova.

A Volta ao Alentejo terá quatro etapas e um total de 676,7 quilómetros. Prevê-se uma corrida para sprinters e para roladores. As bonificações nas chegadas poderão ser determinantes, já que o percurso está afastado da serra de Portalegre e não existe qualquer contra-relógio no cardápio.

Entre os prováveis participantes há dois corredores, Sérgio Ribeiro e David Blanco, ambos da Efapel-Glassdrive, que podem aspirar a quebrar a tradição da “Alentejana”, prova que nunca foi ganha duas vezes pelo mesmo ciclista.

A corrida abre com uma ligação de 165,8 quilómetros, entre Castelo de Vide (11h30) e Redondo (15h30). Segue-se uma viagem de 191,3 quilómetros, desde Portel (11h15) até Santiago do Cacém (16h00). A terceira etapa liga Odemira (11h30) a Ourique (15h30), ao longo de 168,6 quilómetros. A prova termina com uma tirada de 151 quilómetros, com partida em Mértola (11h20) e chegada em Grândola (15h00).

 

BMX em Portimão, Cicloturismo em Tavira, Veteranos em Almodôvar

A segunda etapa da Taça de Portugal de BMX vai disputar-se, no sábado, a partir das 14h00, na Pista de BMX de Portimão. O mesmo local será palco, do 2.º Open de Portugal de BMX, na manhã de domingo, com início às 10h00.

No Algarve, os ciclistas de lazer vão pedalar por estrada, no 10.º Passeio de Cicloturismo Terras de Santa Maria. Os cicloturistas irão cumprir um percurso de 60 quilómetros, com partida, às 9h00, na sede do Club União de Ciclismo Tavirense, e chegada ao mesmo local, cerca do meio-dia.

Entretanto, o pelotão de veteranos vai correr, no sábado e no domingo, a Volta ao Concelho de Almodôvar.

 

Muitas provas em todo o país

Ainda na estrada, o próximo fim-de-semana assiste ao início da época nacional de juniores e cadetes masculinos e de todos os escalões femininos. A Prova de Abertura Feminina corre-se às 10h00 de sábado, num circuito com partida e chegada junto ao Pavilhão Gimnodesportivo de Anadia.

A Prova de Abertura de Cadetes e a de Juniores vão disputar-se no domingo, em São João da Ribeira, Rio Maior. Os mais novos vão percorrer 74,6 quilómetros, a partir das 9h30, enquanto os juniores terão pela frente 103,8 quilómetros, com começo às 14h30.

A Maratona do Centro transferiu-se este ano de Leira para a Batalha, mas continua a ser a primeira prova da Taça de Portugal de Maratonas (XCM) Sport Zone. Vai correr-se no próximo domingo. Os homens vão percorrer 90,5 quilómetros com um desnível acumulado de 2050 metros. As mulheres vão pedalar ao longo de 70 quilómetros, que incluem 1450 metros de desnível.

Além da vertente competitiva, os praticantes de lazer vão ser às centenas, fazendo do evento uma imensa festa de ciclismo. A partida será dada às 9h30, esperando-se que o primeiro atleta masculino da maratona da Taça chegue cerca das 13h30. Finda a Maratona, será inaugurado o Centro de BTT da Batalha/Pia do Urso, às 18h00.

Gouveia acolhe, de sexta a domingo, a elite do DHI. Os dois primeiros dias são dedicados aos treinos, estando a competição do DHI Internacional de Gouveia guardada para domingo. Os pilotos vão descer durante dois quilómetros, desde o parque de campismo até ao centro hípico, a partir das 11h00.

As competições regionais também aceleram nos próximos dias. Nos Açores corre-se no domingo a 3.ª Prova da II Taça Termofaial de XCO, às 10h00, na Quinta de S. Lourenço, Faial.

A segunda prova do Campeonato Regional do Minho Cross Country Olímpico está aprazada para a mesma data. Trata-se do XCO Citânia do Facho, a realizar às 14h00, na freguesia de Roriz, Barcelos. Ainda na região minhota, a manhã de domingo, a partir das 9h00, foi escolhida para o Passeio BTT Portela 7, que irá desenrolar-se no concelho de Monção, e para o passeio BTT “À Descoberta de Valtorno”, em Vila Verde.

Comentários

pub