Vila Real de Santo António recebe festa do futebol infantil

É já a partir deste sábado que Vila Real de Santo António recebe o Mundialito 2012, o torneio de futebol […]

É já a partir deste sábado que Vila Real de Santo António recebe o Mundialito 2012, o torneio de futebol infantil mais importante do mundo.

Além de o concelho estar a postos para dar as boas vindas a mais de 4000 crianças, também as duas dezenas de relvados de Vila Real de Santo António e Monte Gordo estão preparados para acolher as 700 partidas que se irão disputar entre os dias 31 de março e 7 de abril.

Este ano, o Mundialito está dividido em quatro grupos. Além das formações habituais (7/8 anos, 9/10 anos e 11/12 anos), que disputarão os torneios sob a forma de futebol de 7, irá juntar-se uma nova classe – os Querubins – destinada às crianças nascidas em 2006 (futebol de 5).

A caminho da sexta edição em VRSA, o Mundialito já ganhou o estatuto de evento estruturante. A prová-lo está a equipa de 400 pessoas que, durante duas semanas, assegura a logística associada às quase duzentas equipas inscritas e aos 35 árbitros portugueses e espanhóis.

Para que nada falhe, também um núcleo de 50 pessoas afina, desde janeiro, a máquina dedicada à coordenação de toda a vertente competitiva, administrativa e logística.

«Mal terminamos uma edição do Mundialito, começamos logo a receber pré-inscrições para a edição do ano seguinte. Na verdade, este é um evento desportivo que nunca pára e que está pronto para crescer ainda mais», afirma a diretora-geral do Mundialito Nilda Gutiérrez.

«Nesta, que já é sexta edição do evento em Vila Real de Santo António e a 18ª no historial da competição, estamos preparados para levar a nossa marca ainda mais longe. Prometemos dar novidades em breve», continua Nilda Gutiérrez.

 

Factos e curiosidades sobre o Mundialito

> Durante a competição, 4000 crianças de 54 nacionalidades e 192 equipas irão disputar quase 700 jogos nos nove campos do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António e nos campos do Lusitano (2) e do Beira-mar (3), em Monte Gordo.

> O Mundialito já conquistou dimensão Ibérica: os dois principais recintos desportivos da cidade vizinha de Ayamonte (Espanha) irão receber vários jogos.

> Benfica, Porto e Sporting confirmaram presença desde a primeira hora, assim como o algarvio Olhanense e o Nacional da Madeira. Na vertente internacional, marcarão presença as equipas do Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Valência, Villarreal, Granada, Cadiz, Betis e Sevilha.

> A estas equipas irão juntar-se as mini-estrelas italianas da Juventus, Milan e Ajax, bem como do Zenith, Spartak de Moscovo, Chelsea, Arsenal, Everton, América do México e Vasco da Gama.

> Além da festa do desporto, o recinto acolhe o «Museu Mundialito», um espaço de 130 metros quadrados onde estão em exposição perto de 3 mil de peças autografadas pelos grandes nomes do futebol.

> No museu estará exposta a taça do mundo da FIFA, cedida pela Real Federação Espanhola de Futebol.

Comentários

pub