Via Sacra ao vivo volta às ruas de Pêra (com vídeo)

A paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, retratada através da Via Sacra, terá lugar em Pêra (concelho […]

A paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, retratada através da Via Sacra, terá lugar em Pêra (concelho de Silves), no próximo dia 1 de abril, a partir das 21h00, com início no Largo 25 de Abril.

Durante muitos anos adormecida, esta tradição de Pêra foi recuperada pela Comissão de Festas da Paróquia e pelo Centro Paroquial local em 2005. Realizou-se também em 2006 e, desde então, tem ocorrido de dois em dois anos, tendo tido lugar, em 2010, a sua última edição.

Mais de duas mil pessoas costumam acompanhar os figurantes que retratam os episódios da Via Dolorosa, assistindo a passagens como a última ceia, o arrependimento de Judas e o seu enforcamento, a apresentação de Jesus a Pilatos, o Seu açoitamento, crucificação e ressurreição. Toda a ação decorre nas ruas de Pêra, envolvendo aproximadamente 150 voluntários e um coro de 30 elementos dão vida a esta iniciativa.

Este ano, a organização preparou várias inovações. A primeira diz respeito à utilização de novos cenários e criação de um percurso um pouco diferente do habitual, já que a ação inicia-se com a “Última Ceia” no Largo 25 de Abril e prosseguirá num percurso igual ao das passadas edições até à cena de “Jesus e Pilatos”.

A partir desta, o percurso é novo, seguindo em direção ao Mercado Municipal, havendo entre estes dois pontos as cenas do “encontro de Jesus com sua Mãe”, “Simão de Sirene ajuda Jesus a carregar a cruz” e “Verónica limpa o Rosto de Jesus”.

A ação terminará num terreno nas traseiras do Mercado Municipal, com as cenas correspondentes ao “Calvário” e à “Ressurreição”.

A segunda inovação implica a realização, entre janeiro e abril, de várias sessões de catequese para a preparação das pessoas que participarão no evento.

Estes encontros serão conduzidos pelo Pe. Carlos Aquino (Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Silves) e terão lugar todas as sextas-feiras, pelas 21h00, na Igreja de São Francisco, em Pêra.

O primeiro ocorreu no dia 27 de janeiro e o último será no dia 20 de abril. O objetivo destas ações é dar a conhecer aos participantes  o significado de uma Via Sacra, sendo uma iniciativa conjunta da Paróquia de Pêra, Comissão de Festas da Paróquia de Pêra e Centro Paroquial.

 

Comentários

pub