Vencedores do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora são conhecidos a 14 de abril

Os vencedores do Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora são conhecidos a 14 de Abril, sendo a principal novidade desta […]

Os vencedores do Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora são conhecidos a 14 de Abril, sendo a principal novidade desta edição a abertura do concurso à participação dos fotojornalistas da Galiza (Espanha) e cujas inscrições estão abertas até 31 de março.

O Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, de caráter anual, vai na sua 3ª edição e era apenas aberto a fotojornalistas portugueses e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Esta parceria com a região espanhola da Galiza surge depois da realização, em agosto de 2011, de uma exposição de trabalhos do prémio da Estação Imagem no festival de fotografia galego, intitulado Proxecta.

Outra novidade deste ano é a “simplificação” dos procedimentos de inscrição cujos pormenores estão em www.estacao-imagem.com.

O galardão principal da iniciativa, dedicada exclusivamente à reportagem, é o Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, a que se juntam outras seis categorias: notícia, vida quotidiana, desporto, artes e espetáculo, ambiente e série de retratos.

O júri deste ano é presidido por Emilio Morenatti, um fotojornalista de guerra da agência Associated Press (AP), e reúne-se a partir de 12 de abril em Mora.

Emilio Morenatti foi eleito fotojornalista do ano em 2010, pela National Press Photographers Association, e melhor fotojornalista da imprensa em 2008, pela Pictures of the Year International (POYi).

O júri integra outros cinco membros: Frédérique Babin, chefe de fotografia do Le Monde Magazine, Patrick Baz, da Agence France Press (AFP), Marion Duran, editora de fotografia da revista Newsweek, Pablo Juliá, director do Centro Andaluz de Fotografia, e Arianna Rinaldo, editora fotográfica do D-La Repubblica delle Donne e diretora da revista de fotografia documental Ojodepez.

No ano passado, foram submetidas a concurso quase 500 reportagens, da autoria de 164 fotojornalistas, tendo Nelson Aires vencido o galardão principal (e também a categoria de série de retratos).

No dia 14, após a entrega dos prémios, serão  apresentados na Casa da Cultura de Mora a exposição e o livro da Bolsa que o júri de 2011 atribuiu a Paulo Alegria, para o projeto Cultura Magra, sobre o associativismo cultural, desportivo e recreativo no concelho de Mora.

Comentários

pub