Uma mulher brilha pela primeira vez na Demonstração Gastronómica de São Brás de Alportel

Em “março, mês de mulher”, a Demonstração Gastronómica do Mercado Municipal de São Brás de Alportel, abre pela primeira vez […]

Em “março, mês de mulher”, a Demonstração Gastronómica do Mercado Municipal de São Brás de Alportel, abre pela primeira vez as portas a uma mulher, a jovem chef Milene Nobre, no próximo sábado, dia 31.

Formada em cozinha e pastelaria e em F&B Manager, Miléne Nobre é a jovem promissora algarvia mais distinguida nos últimos tempos no mundo da alta cozinha. As passagens pelo “El Bulli”, o restaurante catalão, distinguido como o melhor restaurante do mundo durante muitos anos e pelo Restaurante Martin Berasategui, (3 estrelas no Guia Michelin) ou Vila Joya são apenas algumas das referências do seu percurso.

Depois de, em 2009, ter arrebatado um honroso 2º lugar no concurso ibérico “Novos talentos da Gastronomia”, Miléne sagra-se mais tarde campeã nacional em cozinha por duas vezes consecutivas.

Esta jovem chef já representou Portugal em concursos internacionais, conquistando um honroso segundo lugar no Concurso Europeu das Escolas de Hotelaria e Turismo e, mais tarde, a medalha de Excelência no Campeonato Europeu das Profissões EuroSkills, em 2010.

Em São Brás de Alportel, Milene Nobre pretende deixar a sua marca pessoal ao confecionar pratos com sabores apurados, temperados com um quanto baste de surpresa e provocação.

Neste mês especial, Milene Nobre apresenta uma sugestão de Sopa de Vichyssoise Tépida de vitelotes com telha de amêndoas, pesto de coentros e pó de azeitonas pretas, seguida de uma entrada de Vieiras coradas em manteigas e cacau com lascas de toucinho ibérico sobre subisse de cebola roxa e aipo.

Para prato principal, a chef recorre ao produto em destaque do mês – a fava – numa proposta original de Lombo de bacalhau de cura amarela com escamas de chouriço sobre dueto de favinhas novas, batata confite e espuma de alho e coentros.

Para rematar esta requintada emana, a chef remata com uma sobremesa de fondante de chocolate e alfarroba sobre marmelada de citrinos, praliné de amêndoa amarga e mousse gelada de tangerina.

 

Comentários

pub