Rally de Portugal: Saiba tudo sobre a Super Especial de Lisboa

Um dos pólos de grande interesse desta edição do Vodafone Rally de Portugal volta a ser a Super Especial de […]

Um dos pólos de grande interesse desta edição do Vodafone Rally de Portugal volta a ser a Super Especial de Lisboa, a realizar na quinta-feira, dia 29 de Março, e que marca o primeiro ato competitivo da prova.

Mas num rali que tem por centro nevrálgico o Baixo Alentejo e o Algarve, como se processará tudo em Lisboa?

Depois de disputado o qualifying stage, a caravana dirige-se para Lisboa. Os carros não irão a rolar, mas sim acondicionados em reboques, devendo entrar no paddock técnico situado no Centro Cultural de Belém (CCB).

A partir das 10h30 os carros entrarão no parque fechado, situado em plena Praça do Império, ficando ao alcance visual dos espetadores. Ainda da parte da manhã, entre as 11h00 e as 12h30, os pilotos poderão reconhecer o trajeto da super especial em carros eléctricos, sendo que os pilotos de fábrica estarão em pista a partir das 12h00.

O programa prevê ainda para os pilotos “top” uma sessão de autógrafos junto à entrada principal do CCB, entre as 13h00 e as 14h00.

Os clássicos desportivos marcarão o arranque competitivo da Super Especial, a partir das 13h45, terminando com a final pelas 14h30.

O desfile dos pilotos será realizado entre as 14h40 e as 14h50, em clássicos descapotáveis, e pelas 14h55 sairá a primeira viatura para disputar a Super Especial, que terá início cinco minutos depois, ou seja, pelas 15h00.

Tal como sucedia no Estádio Algarve, também a SS de Lisboa será realizada em ordem inversa à da numeração das equipas, estando três carros em pista simultaneamente, com intervalos de 10/15 segundos para realizarem três voltas ao percurso. O sentido de realização da prova será idêntico para todos, não havendo, pois, partidas em sentidos opostos.

A última série terá início pelas 16h53 e todo o programa terminará pelas 16h58, altura em que fecha igualmente a transmissão directa da RTP2, iniciada pelas 15h30, e assegurada por nada menos do que 15 câmaras, uma das quais no topo do Padrão dos Descobrimentos.

Haverá importantes condicionamentos à circulação na zona da Praça do Império, pelo que a organização solicita a todos quantos tencionarem assistir à Super Especial que estacionem os seus carros fora desta zona e que depois se desloquem a pé. Haverá bancadas para o público, bem como sanitários, zonas de restauração, etc.

Comentários

pub