Projeto «Limpar Portugal» chega a diversos pontos do Algarve

Sábado vai ser dia de limpezas de Primavera um pouco por todo o país e o Algarve não escapa. Vários […]

Sábado vai ser dia de limpezas de Primavera um pouco por todo o país e o Algarve não escapa. Vários municípios da região aderiram à iniciativa «Limpar Portugal» e têm já tudo preparado para dar um aspeto mais sadio ao concelho, recorrendo a muitos voluntários e à ajuda de algumas empresas.

Esta é o contributo português para o movimento internacional «Let’s do It! World Cleanup 2012», que mobiliza mais de 300 milhões de pessoas na limpeza do planeta.

Em Portugal, a iniciativa é organizada pela AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal. No site desta associação, www.amoportugal.org pode ficar a conhecer mais sobre o projeto e inscrever-se como voluntário.

As Câmaras de Albufeira, Monchique, Silves, Vila Real de Santo António, Loulé e Faro já divulgaram os planos de atuação, para que a recolha corra de forma organizada. Mas há uma mensagem comum: quem quiser participar deve vir preparado com roupa e calçado adequado, sem esquecer luvas e colete de proteção, bem como trazer consigo, sempre que possível, material que ajude a levar a cabo o trabalho, como pás vassouras ou até mesmo carrinhos de mão.

No concelho de Albufeira, já foram criados grupos de voluntários, que marcaram os locais a limpar numa reunião mantida esta semana. Estes grupos estão associados a diversas instituições do concelho, como os Grupos de Escuteiros de Paderne e Albufeira, professores e alunos dos Agrupamentos de Escolas do concelho, Escola Diamantina Negrão, Associação de Caçadores de Albufeira, centro de mergulho EasyDivers. Empresários do concelho oferecem meios técnicos, como máquinas e outros.

No meio da Serra, em Monchique, a concentração dos voluntários está marcada para as 9h30, no Heliporto Municipal. No final, haverá tempo para desfrutar do trabalho que se fez, num piquenique que irá ter lugar no Barranco de Pisões a partir das 12h30, onde vai haver música e convívio.

Em Silves, a ação vai decorrer em diversos locais do concelho, com as concentrações a decorrer às 8h30 em diferentes locais, nomeadamente as Juntas de Freguesia de Algoz, Alcantarilha, Pêra, São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, junto ao cemitério de Armação de Pêra, frente à Igreja de Tunes e nas Piscinas Municipais de Silves.

Em Vila Real de Santo António, as atenções dos voluntários vão concentrar-se em dois «pontos críticos», a zona poente de Monte Gordo e a zona entre Cacela Velha e Manta Rota (Ria Formosa).

Os pontos de encontro são, respetivamente, frente à Junta de Freguesia de Monte Gordo e frente à sede da ADRIP, em Cacela Velha, às 9 horas.Os meios logísticos serão garantidos pela autarquia.

Também aqui haverá lugar a um merecido piquenique no Parque de Merendas de Monte Gordo, devendo cada participante levar a sua merenda. Durante a tarde realizar-se-ão jogos tradicionais e pinturas faciais para os mais jovens.

Em Faro, a Praia de Faro, Barrinha, praia do Farol e doca são os locais que, no próximo dia 24 de março, serão limpos por voluntários, no âmbito da sétima edição da ação ecológica «Limpar a Ria Formosa», promovida pela Câmara Municipal da capital algarvia.

Também Loulé adere à campanha, coordenando diversas ações em todas as freguesias do concelho.

Comentários

pub