Portimão celebra Páscoa com programa religioso e musical

Portimão assinala a Páscoa com uma relevante programação de cariz religioso, de onde sobressaem diversas manifestações de fé e a […]

Portimão assinala a Páscoa com uma relevante programação de cariz religioso, de onde sobressaem diversas manifestações de fé e a realização de dois concertos inspirados na época pascal.

Ontem à noite decorreu a Via Sacra ao vivo, representada pelo Agrupamento 159 de Portimão do Corpo Nacional de Escutas em algumas artérias do centro da cidade, numa caminhada de teor penitencial preparatória da Semana Santa.

A habitual Procissão do Domingo de Ramos marcará neste domingo, 1 de abril, o início da Semana Santa em Portimão, com saída do cortejo da Igreja do Colégio agendada para as 10h30, percorrendo diversas artérias de Portimão. Segue-se uma hora depois a Eucaristia na Igreja Matriz, com a tradicional bênção dos ramos.

 

Música na Mexilhoeira Grande e em Alvor

Referência especial para dois eventos musicais de inspiração pascal e promovidos pela Câmara Municipal de Portimão, o primeiro dos quais no dia 5 de abril, quando o Grupo Coral Adágio atuar na Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande, a partir das 21h30, para o tradicional Concerto da Páscoa, interpretando temas de Ennio Morricone, Gabriel Fauré, David Zehavi, João Rodrigues Esteves e Wolfgang Mozart.

No dia seguinte, às 16h00, tem lugar na Igreja Matriz de Alvor um recital de guitarra clássica por João Venda, do Conservatório de Música de Portimão, que neste Concerto de Páscoa interpretará peças de Roland Diens, Fernando Lopes Graça, Moreno Torroba e Villa Lobos, entre outros compositores.

 

Enterro e Ressurreição do Senhor

No que toca ao programa litúrgico, destaque para a Procissão do Enterro do Senhor, na noite de sexta-feira, 6 de abril, a partir das 21h00, manifestação de grande religiosidade e carregada de simbolismo que, após décadas de ausência, voltará a trazer às ruas do centro da cidade a imagem do Senhor Morto, as matracas e todo o ambiente solene que a tornam única.

As festividades religiosas, organizadas pela Paróquia de Nª Sr.ª da Conceição com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, culminam no Domingo de Páscoa, 8 de abril, com a tradicional Procissão Real da Ressurreição de Jesus Cristo.

 

O cortejo parte da Matriz às 10h00 e percorre as principais artérias do centro de Portimão, tendo sido lançado o convite aos moradores para colocarem colgaduras nas janelas e varandas, enquanto os fiéis transportarão tochas de flores em sinal da ressurreição do Senhor.

Segue-se às 11h30 a Missa Solene de Domingo de Páscoa, na Igreja Matriz, que contará com a participação dos alunos do Conservatório de Música de Portimão.

 

Jornada Diocesana da Juventude

Portimão é esta sexta e sábado a cidade anfitriã da Jornada Diocesana da Juventude, que reúne cerca de 400 jovens algarvios, em ambiente de preparação para a Páscoa.

O encontro termina neste sábado com a Eucaristia marcada para as 11h00 na Igreja Matriz e presidida pelo Bispo do Algarve Dom Manuel Neto Quintas, realizando-se às 14h30 no pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Portimão a festa de encerramento desta Jornada Diocesana da Juventude.

Comentários

pub