Novos aquários e entrada livre marcam 5º aniversário do Fluviário de Mora

O Fluviário de Mora assinala dia 21 de março o seu 5º aniversário abrindo as portas sem cobrar qualquer entrada […]

O Fluviário de Mora assinala dia 21 de março o seu 5º aniversário abrindo as portas sem cobrar qualquer entrada aos cinco primeiros visitantes, inaugurando também um novo espaço expositivo com cinco novos aquários.

Numa altura em que atinge 680 mil visitantes, o Fluviário de Mora regista uma média de 403 visitas por dia, 2.825 por semana e 11.300 pessoas que mensalmente demandam àquele espaço.

A nova área de exposição, denominada Sala Saramugo, presta dessa forma homenagem a uma das espécies mais ameaçadas do país e que ali marcará presença com mais de uma dúzia de exemplares. Um dos objetivos a alcançar será a sua reprodução em cativeiro para futura reintrodução na natureza.

São cinco os novos aquários. Além do Saramugo, o visitante pode apreciar Crustáceos,  Insetos, Moluscos e Anelídeos, Anfíbios e Répteis, todos de espécies que vivem em Portugal.

Em termos de programa, o Fluviário assinala o 5º aniversário no sábado, 24 de março, com Atividades Lúdicas e Radicais no exterior (grátis): Escalada, rappel, Slide, Tiro com Arco, Zarabatana, Besta e Fisga, Balão de Ar Quente e Air Bungee, e ainda com Animação no Interior: “Lontras à Solta” e pinturas faciais.

A cerimónia oficial ocorre às 18h00, com a inauguração do novo espaço expositivo, o colóquio “Fluviário de Mora: Sempre em Crescimento”, pelo arquiteto Nuno Lecoq, e a entrega do “Prémio Jovem Cientista 2011”.

Com mais de 500 peixes de 55 espécies diferentes de todo o mundo em habitats naturais, aquáticos e terrestres, num percurso entre a nascente e a foz de um rio, o Fluviário de Mora já recebeu, desde Março 2007 mais de 680 mil visitantes.

 

Comentários

pub