Ministro da Economia preside à reabertura da loja Alisuper em Vale do Lobo

O ministro da Economia Álvaro Santos Pereira e dois secretários de Estado – da Economia e do Emprego – vão […]

O ministro da Economia Álvaro Santos Pereira e dois secretários de Estado – da Economia e do Emprego – vão estar presentes esta quinta-feira, dia 29, às 18h00, na abertura oficial da nova loja da Alisuper em Vale do Lobo.

Esta reabertura marca o início da nova fase da rede de supermercados Alisuper, depois da sua aquisição, na semana passada, pelo Grupo Nogueira, cujo presidente José Nogueira estará também presente.

A ocasião será ainda aproveitada para apresentar a nova imagem da Alisuper.

Segundo revelava o jornal «Expresso» de sábado, a compra, que representa um negócio de 26 milhões de euros, permite salvar as 60 lojas da cooperativa Alicoop no Algarve, que estava em insolvência desde 2009.

O «Expresso» conta que o acordo ficou fechado em 23 de fevereiro, mas «aguardava as garantias bancárias que permitissem financiar e oficializar a operação».

A oficialização surgiu o passado dia 22 de março, com a viabilização de uma linha de crédito da CGD no valor de 3,25 milhões de euros, que se juntou a outro crédito do Montepio de 3 milhões.

O Estado esteve envolvido neste negócio, assegurando a existência de garantias de cerca de um milhão de euros, através do Sistema de Garantia Mútua. Aliás, o próprio secretário de Estado adjunto da Economia, António Almeida Henriques (que sexta-feira estará no Algarve para a abertura da primeira loja da nova fase), acompanhou as negociações.

O Grupo Nogueira prevê criar 350 a 400 postos de trabalho, em grande parte readmitindo antigos funcionários da cadeia de supermercados, bem como irá assumir a dívida de 1,3 milhões de euros que 245 trabalhadores da Alisuper tinham contraído no BPN para tentar salvar a empresa anteriormente proprietária.

Para já, vai reabrir a loja em Vale do Lobo, prevendo-se também a reabertura próxima do supermercado da Quinta do Lago. O objetivo é reabrir 60 lojas em todo o Algarve.

Mas José Nogueira, empresário da região do Douro com negócios nas áreas das frutas e hortícolas, carnes e agroturismo, avisa que não tem pressa. «Por enquanto, não tenho intenção de expandir a rede. Prefiro esperar para ver como evolui a conjuntura económica e política», disse o empresário ao «Expresso».

 

Corrigida no dia 29, às 9h32, com a substituição da imagem da Alisuper.

 

Comentários

pub