Melhores do Mundo disputam Taça da Europa de Triatlo Elite em Quarteira

O líder do Campeonato do Mundo de Triatlo 2012, o português João Silva, o tricampeão da Europa de Triatlo Frederic […]

O líder do Campeonato do Mundo de Triatlo 2012, o português João Silva, o tricampeão da Europa de Triatlo Frederic Belaubre (França), os campeões do Mundo de Triatlo Júnior de 2007, 2008, 2009 e 2010 Aurélien Raphael (França), Vicent Luis (França), Mário Mola (Espanha) e Fernando Alarza (Espanha), são alguns dos atletas que, nos dias 31 de março e 1 de abril, vão estar em Quarteira, para um grande evento internacional de triatlo.

No ano em que se realizam os Jogos Olímpicos, a luta pelo ranking mundial está ao rubro e todos os pontos contam para carimbar o passaporte para Londres.

Estão, assim, reunidas as condições para que muitas das principais figuras mundiais da modalidade visitem o Algarve para lutar pelos preciosos pontos ou para se colocarem em rota com a melhor preparação possível.

Este ano, ao pelotão dos Elites junta-se um numeroso contingente de jovens atletas que em Quarteira têm a possibilidade de realizar a única competição internacional em solo europeu antes do Campeonato da Europa de Triatlo Júnior e Elite, a disputar três semanas depois em Israel.

 

Taça da Europa de Triatlo Elite

A Taça da Europa de Triatlo Elite é uma competição por etapas que este ano é composta por nove etapas, a primeira das quais em Quarteira. Ao longo das três edições já cumpridas do evento, têm sido muitos os nomes sonantes da modalidade a passar por Quarteira.

Em 2012 serão 25 os países representados na prova. Entre os participantes destaca-se o líder do Campeonato do Mundo de Triatlo 2012, o português João Silva.

Com ele, no rol de candidatos ao lugares de topo, incluem-se o tricampeão da Europa de Triatlo Frederic Belaubre (França), os campeões do Mundo de Triatlo Júnior de 2007, 2008, 2009 e 2010 Aurélien Raphael (França), Vicent Luis (França), Mário Mola (Espanha) e Fernando Alarza (Espanha) e ainda os medalhados em Taças do Mundo João Pereira e Bruno Pais.

A estes nomes há ainda que juntar os de três campeões do Mundo de Duatlo: Uxio Abuin (Espanha), Etienne Diemunsch (França) e Alexandro Fabian (Itália).

No setor feminino. a startlist inclui o nome da campeã Europeia Emmie Chararayron (França), das medalhadas em Taças do Mundo Jessica Harrisson (França), Carole Peon (França), Annamaria Mazzetti (Itália), Yuliya Yelistratovae (Ucrânia) e ainda de Ainhoa Murua (Espanha), umas das mais consistentes atletas mundiais.

A estas, junta-se a irlandesa Aileen Morrison, uma atleta medalhada no Campeonato do Mundo de Triatlo. Entre as candidatas aos lugares de topo inclui-se também o nome de Anaís Moniz, atleta portuguesa que no currículo ostenta o título europeu e mundial do escalão júnior.

Tanto a prova masculina como a feminina serão disputadas na distância olímpica, composta de 1500 metros de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida.

As primeiras a competir são as atletas femininas que, pelas 13h45 de sábado, se lançam às águas de Quarteira. Seguindo-se pelas 16h30 os atletas masculinos.

 

Taça da Europa de Triatlo Júnior

No dia seguinte, domingo, dia 1 de abril, é a vez dos melhores juniores europeus competirem na primeira prova internacional da temporada 2012, a Taça da Europa de Triatlo Júnior.

Atendendo a que apenas três semanas depois se disputa igualmente o Campeonato da Europa de Triatlo do escalão, são várias as seleções europeias que se apresentam com um número alargado de atletas.

Em perspetiva, estes países, têm não apenas a participação na prova, mas também tirar partido das excelentes condições de treino que esta região do país tem para oferecer. Portugal alinha nesta prova com vários atletas capazes de lutar lado a lado com os melhores por um lugar no pódio.

A distância a cumprir pelos juniores é a chamada Sprint, composta por 750 metros de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. A partida feminina está agendada para as 8h45, seguindo-se pelas 10h00 a masculina.

 

Campeonato Nacional de Clubes

O evento termina com a realização de uma prova integrada no Campeonato Nacional de Clubes, onde se espera que participem mais de 300 entusiastas da modalidade, oriundos de todos os pontos do país e alguns estrangeiros. O início está marcado para as 11h30.

Estão assim reunidas todas as condições, não só em termos competitivos mas também pelas infraestruturas que Quarteira oferece, para que esta seja mais uma excelente jornada desportiva.

Comentários

pub